Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
12/03/2024 às 11h43min - Atualizada em 12/03/2024 às 11h43min

Pais solicitam melhorias na segurança das escolas de Anchieta

Grupo de pais exige mais segurança nas escolas municipais e critica a demora do governo municipal para licitar e contratar segurança

Pais se reuniram na Câmara de Vereadores na última semana. (Foto: Divulgação)
Desde fevereiro grupos de pais têm se mobilizado no município de Anchieta, reivindicando a presença de vigilantes nas escolas, tendo em vista que o ano letivo iniciou sem a presença dos mesmos. O grupo acompanhou a sessão na Câmara de Vereadores na última semana, dia 7, pode expor sua indignação e reforçar sua preocupação com a segurança das crianças e jovens que frequentam o ensino público municipal. 
Conforme o que foi exposto pelo grupo, as primeiras mobilizações para contratação de vigilantes – inclusive vigilantes armados – para as escolas municipais, começaram em abril do ano passado, após a tragédia ocorrida em Saudades, onde três crianças e uma professora perderam a vida. Naquele momento, o grupo buscava convencer o poder público, da importância de reforçar a segurança nas escolas, para desta forma, proteger a vida de alunos e professores.
Há época, a contratação de vigias não armados foi conquistada, além disso, os pais se reuniram para reforçar as cercas em volta do CMEIF (Centro Municipal de Educação). Atualmente nenhuma escola conta com vigias.
Outra questão levantada pelo grupo de pais, é que o Centro Municipal está passando por obras de melhorias e ampliação, devido a este fato as cercas foram removidas – para facilitar a circulação de máquinas no local –, e a escola se tornou um local de fácil acesso para qualquer pessoa.
A preocupação dos pais não ficou apenas com a segurança na escola CMEIF, se estendendo para a escola do bairro Xavantes e para a creche Pró-Infância. Para discutir estes assuntos, os pais realizaram uma reunião no dia 26 de fevereiro, no Centro de Convivência dos Idosos. O grupo afirma que a administração foi convidada, mas não compareceu à reunião. Ainda assim, os presentes colocaram suas reivindicações no papel e realizaram um pedido à Administração, que engloba a contratação dos vigias e a presença de monitores nos ônibus escolares. O grupo de pais e responsáveis ainda fez um apelo a todos os pais presentes, para conversarem com seus filhos, olharem as mochilas e principalmente os celulares.
 
O que disse a prefeitura
O grupo recebeu da administração, uma resposta através de ofício, no dia 1º de março. Além de destacar as melhorias e investimentos na educação e a instalação de câmeras de videomonitoramento, a administração comunicou o lançamento do Edital de Pregão Eletrônico nº 002/2024 e Processo Licitatório nº 015/2024, visando a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de vigilância, a serem executados nas dependências de escolas municipais, com início do recebimento das propostas no dia 01/03/2024 e fim do recebimento das propostas no dia 15/03/2024, com escolha da empresa que prestará o serviço.
O Sentinela também solicitou informações à administração municipal através de e-mail para o setor de Administração, mas até o dia 12 de março [dia d fechamento da edição], não obteve resposta.
 
Encontro na Câmara de Vereadores 
O grupo de pais, ainda preocupado, esteve na Câmara de Vereadores, para a sessão de quarta-feira, dia 7, solicitando apoio dos vereadores, para que ocorra a contratação contínua de vigilantes e, para que não seja necessário realizar mobilizações todos os anos, para apontar ao poder público a importância da segurança nas escolas.
O prefeito, Ivan Canci (PT), compareceu à sessão, prestando esclarecimentos sobre o projeto de lei nº 013/2024, que autoriza a abertura de crédito suplementar para conclusão da obra do Hospital Municipal (promessa da primeira campanha). Logo após os esclarecimentos o prefeito se retirou da sessão. Segundo o que foi exposto pelos vereadores, a ausência do prefeito foi justificada por sua presença na inauguração da nova sede da Cresol.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90