02/12/2015 às 09h13min - Atualizada em 02/12/2015 às 09h13min

Sindicatos Rurais do oeste recebem capacitação para auxiliar no preenchimento do CAR

Região
Divulgação

Os Sindicatos Rurais de Abelardo Luz, Campo Erê, Concórdia, Irani, Ponte Serrada, Quilombo e São Domingos participaram, nessa semana, do Programa de Capacitação no Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado na sala de informática do Sindicato Rural de Chapecó. A promoção foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

A iniciativa visou formar, nos Sindicatos de Produtores Rurais, uma rede de técnicos qualificados e que forneçam auxílio aos produtores rurais para o preenchimento de forma rápida e segura do CAR.

O treinamento foi conduzido pelo prestador de serviço em instrutoria Wilson Antonio Zoldan Junior. Entre os conteúdos abordados no treinamento esteve legislação e ética; avaliação e localização das propriedades; Sistema Nacional de Cadastro Ambiental (SICAR); preenchimento do CAR e Programa de Regularização Ambiental (PRA).

“As atividades foram divididas em parte teórica e prática. Na primeira etapa o enfoque foram as constituições federal e estadual, com explicação sobre suas alterações. Na segunda fase o destaque foi a plataforma do SICAR, na qual foi explicado a importância de cada item que compõem o sistema”, explicou Júnior.

Os participantes também foram sensibilizados sobre a necessidade de todos os imóveis rurais terem o CAR até 5 de maio de 2016. Também puderam debater sobre os aspectos positivos e negativos do cadastramento até a data limite.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das áreas de preservação permanente, das áreas de reserva legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »