03/05/2024 às 15h40min - Atualizada em 03/05/2024 às 15h40min
Palma Sola participa do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Projeto Compre de um Produtor Local concorreu e foi finalista na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo
Palma Sola
Da redação
Divulgação Desde 2018 Palma Sola participa do programa Cidade Empreendedora do Sebrae. Ele auxilia na execução de diversos projetos dentro do município através de consultorias, desde consultorias de empreendedorismo e marketing, prestada aos produtores, microempreendedores e empreendedores, até consultoria voltada à área de administração pública, ofertada à prefeitura.
Entre os projetos implementados e desenvolvidos no município através do Cidade Empreendedora estão o Fomento ao Turismo e o Compre de um Produtor Local. Ambos os projetos participaram da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A premiação coloca em destaque os principais projetos, dentre 10 categorias, realizados dentro dos municípios a nível estadual e depois, a nível nacional.
“Esta foi a primeira vez que inscrevemos a prefeitura e projetos para concorrer ao prêmio de Prefeitura Empreendedora. Nosso projeto de fomento ao turismo não se classificou entre os finalistas, mas o projeto da feira dos produtores locais sim”, informa o assessor de gestão, Juliano Zandoná.
Fomento ao Turismo Há tempos fala-se de desenvolver o turismo em Palma Sola, mas foi especialmente nos últimos anos que o tema ganhou impulso. “Todos os empreendedores e produtos do turismo que hoje são vendidos em Palma Sola tiveram essas consultoras com o Sebrae, que auxiliou na criação de marcas e rotas turistas”, acrescenta Juliano.
Compre de um Produtor Local O projeto, mais conhecido como Feira do Produtor Local, também recebeu incentivo do Sebrae, através do Cidade Empreendedora, que auxiliou na idealização e no funcionamento da feira, na legalização de produções e produtos, desenvolvimento do plano de marketing e rotulagem dos produtos, bem como, na criação da associação dos produtores que comercializam na feira. “Ainda faz parte do projeto o Vale Feira. Através dele, são quase R$ 17 mil por mês e R$ 200 mil por ano aplicados apenas na feira”, informa o prefeito Cleomar Mantelli, popular Kiko.
O Compre de um Produtor Local foi inscrito na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, e foi um dos finalistas na etapa estadual.
“Estivemos em Florianópolis, lá ocorreu a disputa e entrega de premiação entre os finalistas. Dos finalistas apenas três são premiados com um troféu, sendo eles o 1º, o 2º e o 3º lugar. O 1º lugar representa o Estado nessa categoria a nível nacional. Perdemos para Rio do Sul, que ficou em 1º lugar, mas ter o nosso projeto reconhecido e estando entre os finalistas, entre 197 municípios já nos deixa muito felizes, pois é a primeira vez que participamos de um prêmio desse, a nível de estado. Isso é resultado de uma gestão que acreditou no projeto e investiu no projeto”, finalizou Juliano.