15/05/2024 às 09h00min - Atualizada em 15/05/2024 às 09h00min
Oficina dos cinco sentidos e emoções
Com o objetivo de ensinar as crianças a respeitar as diferenças e aprender sobre o corpo humano, o CEI Infantil Anjo da Guarda realizou a oficina dos cinco sentidos e emoções
Foi realizada uma oficina por dia, com duração de 15 minutos. A equipe do CEI Anjo da Guarda optou em fazer assim para que todos os alunos pudessem absorver o conteúdo. (Foto: Divulgação) A Secretaria de Educação do município de Campo Erê propôs às escolas da rede municipal o tema: vivemos em um tempo bom, que respeitar é bom e todo mundo gosta. Baseado nesse tema o Centro de Educação Infantil (CEI) Anjo da Guarda, elaborou um projeto interno para trabalhar o conceito de respeito com todas as turmas e alcançar melhores resultados no desenvolvimento, aprendizagem e no conhecimento das crianças.
O CEI iniciou as oficinas dos cinco sentidos [tato, visão, audição, olfato e paladar] e emoções no mês passado e concluiu no início de maio. De acordo com a diretora Samelita Martins, essa oficina foi pensada, planejada e organizada em ambientes diferenciados da sala de aula: “O objetivo é que as crianças vivenciem, experimentem e aprendam mais sobre o tema”, relata a diretora Samelita que por meio destas oficinas, as crianças aprenderam mais sobre como funciona os órgãos dos cinco sentidos e também entenderão como lidar com as emoções.
Para a melhor compreensão dos alunos, a equipe de professores juntamente com a direção do CEI Anjo da Guarda, decidiu desenvolver uma oficina por dia: “Nos outros anos, nós realizamos todas as oficinas no mesmo dia e alguns alunos não conseguiam se concentrar e absorver o conteúdo”, a professora Joice Cristine Backes Rodrigues relata que cada oficina tem duração de 15 minutos e assim todas as crianças conseguem aprender o conteúdo.
Oficinas A primeira oficina realizada no CEI em 2024, foi o paladar, nesta oficina as crianças experimentaram sabores diferentes: azedo, amargo, doce e salgado. Depois as crianças tiveram a oficina do tato, nesta as crianças realizaram um percurso com diferentes desafios, para sentir o áspero, liso, macio e entre outras possibilidades que o tato pode oferecer.
A terceira oficina foi do olfato, onde as crianças sentiram diversos cheiros, alguns mais fortes, outros mais fracos, desagradáveis e agradáveis. A quarta oficina foi da visão, onde as crianças com o auxílio de professoras, se locomoveram vendados pelo CEI, para eles experimentar o que proporciona não poder enxergar e aguçar outros sentidos para poder se locomover.
A quinta oficina foi de audição, onde as crianças escutaram vários sons diferentes e puderam juntos identificar o que representava cada som. Essa programação finalizou com a oficina das emoções, a professora Joice, relata que o objetivo dessa oficina foi trabalhar com os alunos os sentimentos em diferentes situações do dia a dia.
Vivências como essa e tantas outras, serão realizadas com as crianças do CEI Anjo da Guarda durante o ano letivo de 2024. O principal objetivo é que os alunos se desenvolvam e possam aprender a respeitar as diferenças que cada colega tem.