18/05/2024 às 09h30min - Atualizada em 18/05/2024 às 09h30min
Vacina contra a gripe está disponível para toda a população
A vacina diminui a incidência de internações, complicações e consequentemente diminui o número de óbitos por Influenza
A campanha se concentra na Sala de Vacinas, que está aberta das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. (Foto: Divulgação) O município de Palma Sola, assim como os demais municípios da região, está promovendo a campanha de vacinação contra a Influenza, popularmente conhecida como gripe. Ela é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada por vírus, com grande potencial de transmissão.
Segundo a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia, Edite Cirino, a vacina da gripe é aplicada anualmente e confere imunidade de seis meses há um ano contra a doença. “A vacina diminui a incidência de internações, complicações e consequentemente diminui o número de óbitos por Influenza. A vacina protege contra as variantes B, H1N1 e H3N2”, explica.
Inicialmente a vacina era liberada apenas para os grupos prioritários [idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a 12 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, os bombeiros, a polícia e professores], mas devido a baixa procura pela imunização, a vacina foi liberada para a população em geral. “É uma grande conquista para a população, que sempre pede a vacina. Todos são suscetíveis à gripe e podem adquirir a imunização e, neste ano, ainda mais cedo que nos anos anteriores”, completa Edite.
Com a liberação da vacina para toda a população a procura aumentou, mas ainda não atingiu o patamar pré-pandemia de Covid-19: “A procura está boa, mas notamos que houve uma diminuição da procura pelas vacinas em geral desde a pandemia”.
O município recebeu cerca de quatro mil doses e aproximadamente duas mil foram aplicadas, a meta da Secretaria de Saúde é uma cobertura vacinal de 60% da população. “Já levamos as vacinas para o interior, também vacinamos os acamados que não conseguem vir até a Sala de Vacinas. Agora a campanha se concentra aqui na Unidade Básica de Saúde”, relata a enfermeira. A Sala de Vacinas está aberta das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
“Também temos a vacina do Covid e as demais vacinas de rotina disponíveis. A vacina da influenza está há 26 anos no mercado, é uma vacina muito eficaz e a gente pede para que a população não deixe de se vacinar”, finaliza Edite.