09/12/2015 às 15h55min - Atualizada em 09/12/2015 às 15h55min

Maldaner participa de audiência com a ministra Kátia Abreu sobre a sanidade da maçã

Santa Catarina
Divulgação

Acompanhado pelos demais integrantes da Bancada Sulista no Congresso Nacional e por representantes do setor da maçã do Sul do País, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) participou no fim da tarde de terça-feira (8), em Brasília, de uma audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. Na pauta do encontro, questões relativas à sanidade na produção de maçãs e subvenção do seguro agrícola.

Entre as reivindicações do setor, está a manutenção do status quarentenário da Cydia pomonella, mais conhecido como a praga da maçã. "O setor demanda a publicação das interceptações realizadas nos portos pelos Fiscais Federais Agropecuários, constando origem, alimento e organismo interceptado. Além disso, reiteramos à ministra a necessidade de adaptação do plano de trabalho de mitigação de risco imposto à Argentina aos demais países que eventualmente venham a registrar interceptações desta praga", explica Maldaner. 

Outra questão levantada pelo setor foi direcionada às relações comerciais do Brasil com a China. "Solicitamos que o Mapa não estabeleça acordo fitossanitário envolvendo maçãs frescas. Caso não seja possível, solicitamos que, antes do fechamento deste acordo, aconteça a publicação da análise de risco de pragas; consulta pública destacando os requisitos fitossanitários exigidos; reuniões e amplo debate com a comunidade científica, autoridades e produtores antes da admissão, em definitivo, de tais requisitos", explicou Maldaner.     


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »