25/07/2015 às 10h09min - Atualizada em 25/07/2015 às 10h09min

Restauração de móveis é feita em Anchieta

Trabalho detalhista e que exige paciência é desenvolvido pelos irmãos Anderson e Guilherme Cavasin desde 2012

Francieli Perondi
Anchieta
Anderson Cavasin trabalha com restauração de móveis em Anchieta (Foto: Divulgação/Anderson)

Desde 2012 os irmãos anchietenses Anderson e Guilherme Cavasin trabalham no município com a restauração de móveis antigos. Segundo os irmãos trabalho esse que está em alta, pois as pessoas estão preferindo restaurar os móveis que tem em casa, ao invés de jogá-los fora e investir em novas peças.

Até hoje os irmãos já restauraram aproximadamente 50 peças, entre roupeiros, camas, criado-mudo entre outros. “O processo de restauração é bem trabalhoso. Nós desmontamos os móveis, tiramos todos os acessórios e depois tiramos a tinta ou verniz original da peça. Essa é a parte mais demorada, porque precisamos tirar 100% da pintura. Depois arrumamos o que precisa na estrutura da peça, colocamos uma base seladora que preenche os poros da madeira e deixa um acabamento quase perfeito. Então lixamos todo o móvel e pintamos ou aplicamos o verniz, às vezes precisamos dar até três demãos para que fique com o acabamento desejado”, explica Anderson.

A delicadeza na hora de trabalhar com as peças é fundamental. “Tem que ter muito cuidado pra não estragar nada, afinal são móveis mais frágeis, por serem antigos. Mas o principal cuidado é na hora da pintura, tem que ser muito bem feita, se houver algum erro ou defeito tem que refazer tudo. É um trabalho detalhista que exige paciência, dedicação e gosto pelo que fazemos”, finalizam.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »