15/07/2024 às 09h00min - Atualizada em 15/07/2024 às 09h00min
Geração Empreendedora capacita jovens para o mercado de trabalho e empreendedorismo
O projeto liderado pelo Núcleo de Mulheres Empresárias, visa desenvolver o espírito empreendedor e a cultura associativista entre estudantes do ensino médio
Multiplicadoras do projeto Geração Empreendedora unidas para capacitar jovens. (Foto: Divulgação)
Em resposta à crescente demanda por mão de obra qualificada e ao desejo de incentivar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, o Núcleo de Mulheres Empresárias lançou o projeto Geração Empreendedora (GE) em Palma Sola. Esta iniciativa completa uma década em Santa Catarina, é realizada em colaboração com a Facisc, o Concelho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC), o Concelho Estadual da Mulher Empresária (CEME) e outros núcleos. O objetivo do Geração Empreendedora é despertar, estimular, e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista entre os estudantes do ensino médio, promovendo uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico. Esta é a primeira vez que o projeto é implementado em Palma Sola, graças a iniciativa do núcleo local. Para o lançamento em Pama Sola, o projeto conta com o entusiasmo e a iniciativa do núcleo local. “Sentimos a necessidade de mão de obra, estávamos estudando um projeto para incentivar os jovens a entrarem no mercado de trabalho. O Geração Empreendedora veio como uma resposta a essas necessidades. Estamos animadas e acreditamos que o Geração Empreendedora vai somar muito com essa geração que se compromete a abraçar o projeto”, afirmou uma representante do grupo, Siméia Resner. O projeto é conduzido de forma voluntária, contando com a participação de quatro voluntárias multiplicadoras, Leidiane Perozzo (Mecapel), Fabiana Perondi (Marcelo Pneus), Camila Cipriani (advogada) e Siméia Resner (Loja Um+Um).
Estrutura e metodologia O Geração Empreendedora segue uma metodologia própria e inclui vária etapas estruturais para maximizar o aprendizado e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. As principais etapas são: Play – Consiste em cinco encontros metodológicos. Bancada Locar Geração Empreendedora – Seleção de representantes para a Banca Regional Banca Regional – Seleção dos participantes para a Banca Estadual Banca Estadual – Apresentação de pitches de negócios. Seleção Virtual – Avaliação de vídeos com dez selecionados. Um dia de Empreendedor – Experiência prática de empreendedorismo. Formatura – Cerimônia de conclusão do projeto.
Responsabilidades dos Multiplicadores
Os multiplicadores do projeto têm um papel crucial na sua execução, eles devem:
- Participar de capacitações presenciais. - Aplicar a metodologia do projeto. - Implementar o projeto localmente e reportar ao grupo gestor. - Alinhar estratégias e aplicações com a Associação Comercial e Industrial (ACI).
Com essa estrutura segura e um grupo dedicado de voluntárias, o projeto "Geração Empreendedora" promete trazer uma mudança significativa para os jovens participantes, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e determinando uma nova geração de empreendedores conscientes e capacitados.