14/08/2024 às 15h00min - Atualizada em 14/08/2024 às 15h00min
Após incêndio a Associação Aprisco realiza brechó beneficente
Evento arrecada fundos para reforma e ampliação por incêndio em abril, e mobiliza a comunidade com doações solidárias
Jéssica Rebelatto
São José do Cedro
Brechó beneficente para reconstrução do Lar Aprisco após incêndio. ASO/Ruthe Kezia A Associação Aprisco, responsável pelo acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, realizou um brechó beneficente com o objetivo de arrecadar fundos para a reforma e ampliação do Lar Aprisco, danificado por um incêndio em abril deste ano. O evento, terminou na quinta-feira passada, e foi marcado pela mobilização dos voluntários e pela solidariedade da comunidade, com peças vendidas a preços acessíveis e toda a arrecadação destinada à reconstrução do espaço.
Ismael Batista, Diretor Administrativo da Associação Aprisco, destacou a importância do brechó para a comunidade. “O incêndio causou prejuízos significativos, como a perda de equipamentos de informática, móveis e arquivos antigos da instituição. Felizmente, não houve vítimas entre as crianças, adolescentes e colaboradores”, afirmou. Atualmente, o lar tem capacidade para abrigar 20 acolhidos, mas após o incêndio, a capacidade foi temporariamente reduzida.
A reforma do Lar Aprisco, orçada em cerca de R$ 398 mil, prevê a construção de quatro novos quartos, dois banheiros e a ampliação da cozinha e da sala de estar. “A obra está prevista para começar na primeira semana de setembro e deve durar cerca de oito meses” explicou Ismael, que também ressaltou a possibilidade de ajustes no orçamento devido à inflação nos preços de matérias de construção.
O brechó contou com a doação de cerca de 20 mil peças de roupas e calçados, provenientes de diversas regiões do Brasil, incluindo Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. “Essas doações são de fruto de uma campanha que realizamos através do rádio e das redes sociais. A solidariedade da população foi surpreendente, e as vendas estão sendo essenciais para atingirmos nosso objetivo”, disse Batista.
A Associação Aprisco também está promovendo uma campanha de arrecadação de doações via PIX solidário para reconstruir o sonho. O Pix é o CNPJ da instituição em nome da Associação Aprisco 11712456/0001-09, com os recursos destinados à reforma do lar. No final da obra, será feita uma prestação de conta. “Qualquer valor é bem-vindo e será investido na reconstrução do espaço para garantir um ambiente seguro e confiável para as crianças e adolescentes que acolhemos”, reforçou o diretor.
O brecho foi encerrado nesta quinta-feira às 20h, mas a diretoria já planeja novas ações para continuar arrecadando fundos. “Estamos vendo a melhor forma de utilizar as peças que não foram vendidas, seja por meio de outro brechó ou através de doações para outras instituições”, conclui Ismael, ressaltando a importância do apoio contínuo da comunidade para a manutenção e expansão do trabalho de Associação Aprisco.