18/09/2024 às 17h45min - Atualizada em 18/09/2024 às 17h45min
Brechó solidário Núcleo Amor à Vida
O Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer, de Campo Erê, realizou o tradicional brechó solidário com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar pacientes oncológicos
O dinheiro arrecadado é utilizado para auxiliar os pacientes na compra de medicamentos que não são fornecidos pelo SUS ou estão em falta e na aquisição de equipamentos. (Foto: Divulgação)
No último sábado, dia 14, o Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer, de Campo Erê, realizou o brechó solidário Amor à Vida. A instituição sem fins lucrativos, é formada por um grupo de voluntários que tem como missão ajudar pacientes e familiares que estão em fase de descoberta da doença e pacientes que estão fazendo tratamento oncológico. A voluntária e tesoureira do Núcleo, Oneide Francisco, relata que frequentemente a instituição realiza feiras de roupas novas e usadas, a fim de arrecadar fundos para auxiliar os pacientes na compra de medicamentos que não são fornecidos pelo SUS ou estão em falta, na aquisição de equipamentos como muletas e andador, além de auxiliar mensalmente os pacientes com cestas básicas. “Com frequência mandamos lanches para o Hospital do Câncer de Pato Branco-PR, que é servido aos pacientes que fazem tratamento e auxiliamos a Secretaria de Saúde com lanches, nos encontros mensais que acontecem no centro de eventos. Além de que compramos dois ares-condicionados e doamos ao Hospital Fundação Sudoestina [em Pato Branco-PR]”, conta Oneide. O Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer, foi registrado em junho de 2016 e hoje conta com 14 voluntários, porém surgiu em 2014 com três mulheres que sentiram a necessidade de apoiar os pacientes diagnosticados com câncer. Oneide relata que todas segundas e quintas, das 13h30 às 17h, a instituição promove um brechó no Núcleo que fica em frente a prefeitura municipal e ao lado do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê.