18/10/2024 às 09h00min - Atualizada em 18/10/2024 às 09h00min
Grupo Donas de Si de Anchieta
O grupo de mulheres Dona de Si, iniciou em Anchieta em 2021 e tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida
Ruthe Kezia
Anchieta
Os encontros ocorrem a cada 15 dias e para que essas mulheres se sintam seguras, o grupo tem como regra manter sigilo e não julgar os assuntos abordados nos encontros. A mulher tem um papel fundamental em todos os âmbitos da sociedade e por isso precisa estar bem e segura de si. Pensando nisso, a psicóloga de Anchieta, Edinara da Costa Mittmann, se reúne com algumas mulheres do grupo Donas de Si, para trabalhar o desenvolvimento pessoal e qualidade de vida.
O primeiro grupo de mulheres iniciou em outubro de 2021, com 10 participantes. Edinara explica que os grupos são fechados e tem como finalidade promover uma vida equilibrada e feliz, através de exercícios de relaxamento, conversas sobre questões que afetam a vida no dia a dia e auriculoterapia [técnica terapêutica que consiste em estimular pontos específicos da orelha, para tratar problemas de saúde]. Os encontros ocorrem a cada 15 dias e para que essas mulheres se sintam seguras, o grupo tem como regra manter sigilo e não julgar os assuntos abordados nos encontros.
Edinara acredita que para alguém se sentir seguro de si, precisa reconhecer suas potencialidades e ter comportamentos que fazem bem a fase de vida em que está. Ao longo dos encontros, ela avalia os resultados apresentados por meio dos relatos e vivências que as mulheres contam.
Setembro Amarelo No mês passado Edinara trabalhou com o grupo Donas de Si, a campanha do Setembro Amarelo, que visa conscientizar a prevenção do suicídio. Ela relata que o assunto foi abordado como uma forma de reforçar os cuidados com a vida.
“Durante os encontros, as mulheres relataram situações e trabalhamos a visão positiva e como os comportamentos saudáveis fazem a vida ter sentido”, conclui a psicóloga Edinara.