23/10/2024 às 15h00min - Atualizada em 23/10/2024 às 15h00min

“Faremos uma ótima administração, tenham certeza disso”

O Sentinela traz entrevista realizada com os eleitos, Marcio Sansigolo e Nice Crestani, respectivamente prefeito e vice de Palma Sola, onde eles compartilham como foi a campanha e seus projetos

Ruthe Kezia
Palma Sola
Marcio Sansigolo e Nice Crestani receberam 2.372 votos. A dupla afirma que irá fazer uma ótima administração para que haja uma evolução natural em Palma Sola.
No primeiro domingo do mês de outubro, dia 6, 2.372 palmassolenses foram às urnas escolher a dupla Marcio Sansigolo (PL) e Eunice Crestani (PP), conhecida carinhosamente como Nice. Eleitos como prefeito e vice, os dois fazem parte da coligação: Progresso com Liberdade e Democracia, formada pelos partidos PL, PP e PSD.
Marcio até o dia 31 de dezembro atua como vice-prefeito de Palma Sola. A partir do dia 1º de janeiro de 2025, Marcio passará a atuar como prefeito municipal. Com esta eleição Marcio escala na carreira política, em 2016 foi eleito vereador, em 2020 vice-prefeito e agora em 2024 eleito prefeito de Palma Sola.  
 
Nice Crestani no Executivo
O nome de Nice já havia sido cotado noutras eleições, até este ano ela sempre declinou da disputa de um cargo eletivo. A conjuntura política deste ano a fez aceitar o convite, vindo de muitas pessoas. Nice admite que a contundência nos convites representa o reconhecimento das ações que ela fez no município ao longo dos anos. “Agora tenho a oportunidade de retribuir aos palmassolenses um pouco daquilo que o município proporcionou a mim e a minha família” afirmou Eunice em entrevista ao Sentinela.
Nice conta que seu primeiro trabalho social foi como presidente da Apae Pequeno Guinther, onde desenvolveu por anos um excelente trabalho. Ela relembra que no governo do prefeito Juvenal Mello dos Santos, popular Lala Mello, [1989- 1992] trabalhou juntamente com outras mulheres no Clube de Mães.
Elas se encontravam no pavilhão da igreja católica para fazer tricô. Quando os recursos acabavam, elas se juntavam e faziam bolachas para vender e com o dinheiro arrecadado compravam as linhas para continuar tricotando.
Além disso, Nice já atuou na diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Palma Sola, onde foi sócia-fundadora da entidade. Foi presidente do Núcleo das Mulheres por anos.
Para Nice, os 45 dias de campanha eleitoral foram momentos de entrega, onde gastou mais de uma sola de tênis, porém encontrou diversas pessoas que há tempo não via e pode relembrar bons momentos do passado.
 
Uma desavença durante o período de campanha
Durante os 45 dias de campanha eleitoral, a dupla fez centenas de visitas, andaram muitos quilômetros e foram bem recebidos nas casas palmassolenses. Mesmo não sendo a primeira disputa a um cargo eletivo, Marcio explica que esta foi a primeira vez que ele de fato pediu voto para ele mesmo, relembrando que anos atrás fez campanha para o seu finado pai [Jandir Sansigolo], depois fez campanha para o seu irmão [Moacir Sansigolo], onde foi vereador por dois mandatos e depois vice [2017/2020].
Quando Marcio ajudou na campanha do atual prefeito Cleomar Mantelli, popular Kiko, em 2016, na época Moacir, seu irmão, era candidato a vice e Marcio era candidato a vereador. Ele conta que quando chegava nas casas, frisava que os eleitores votassem na dupla Kiko e Moacir: “A melhor coisa que tem é pedir voto para prefeito e vice, porque ele [eleitor] já vai avaliar sua pessoa. Porque se você não confia no teu prefeito e no teu vice, porque está junto com ele ou está no partido dele”, relata Marcio.
O prefeito eleito conta que chegava nas casas e não falava mal da atual administração, porém reconhecia os casos em que deixaram à desejar e garantia a melhora a partir de 2025. “É isso que muda uma eleição, esse tête-à-tête, falar com sinceridade e nós fizemos isto, nos comprometemos com a população”. Marcio conta que durante a campanha eleitoral teve um desentendimento com um eleitor, mas que já foi resolvido. A crise se deu devido algumas situações que aconteceram dentro da administração.
 
Composição do secretariado
Surgiram algumas especulações de que Marcio havia comprometido todo o secretariado para o PP, em troca do apoio dos Progressistas. Porém Marcio afirma que em nenhum momento o PP impôs condição sobre o nome dos secretários.
O acordado entre Marcio e o Progressistas é que o critério de escolha, seja a eficiência profissional: “Vai ter que fazer a coisa acontecer. Se não trabalhar bem, eu vou mandar embora. Quem entrar, vai trabalhar, pode ter certeza disso”, destaca Marcio Sansigolo.
Questionados sobre os possíveis nomes, Marcio conta que eles têm alguns nomes em mente e relata que contam com uma equipe boa, com pensamentos voltados para a população. Porém o prefeito eleito afirma que as Secretarias não serão limitadas apenas para a equipe de partidários e simpatizantes. Ele explica que essa medida é devido ao fato de ter recebido votos de todos os partidos.
Marcio também admite que irá rever o salário dos secretários. “Vou conversar com os nossos vereadores, precisamos de pessoas competentes, estudadas, que deem resultado nas suas respectivas pastas”.
 
Projetos a partir do dia 1º de janeiro
A dupla destaca que irá colocar o Plano de Governo em ação. Fará a aquisição de máquinas e implementos para a secretaria de Obras e Agricultura.
Questionados sobre os projetos para a geração de emprego no município, eles comentam do desejo de fomentar as empresas do município, trabalhar junto com os empresários e melhorar o bairro industrial. Em pesquisa feita por eles, eles detectaram que não está faltando muitos empregos na cidade: “A gente sabe que se ajudarmos nossas pequenas empresas a se estruturar melhor e tirar o parque industrial do papel, as empresas de fora também vão querer se instalar aqui”, destaca Marcio.
A dupla relata que fará obras de infraestrutura e embelezamento em todos os bairros, iniciando pelo bairro Azaléia. “Temos a promessa de recursos de diversos parlamentares e inclusive temos dinheiro em caixa para algumas coisas. Outros dois grandes projetos são o Parque dos Pioneiros entre o bairro Agrícola e o bairro Azaleia e a construção de mais casas populares no bairro Palmares”.
“Faremos uma ótima administração, pode ter certeza disso”, Marcio conta que não chorou com a notícia da vitória, pois entende da responsabilidade que é estar à frente da administração de um município, afirmando amar o município e seu povo.


 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90