28/10/2024 às 15h00min - Atualizada em 28/10/2024 às 15h00min

O principal ocasionador do câncer do colo de útero é o HPV

Os hábitos de vida de uma mulher implicam no desenvolvimento do câncer, atualmente a grande maioria do câncer de colo de útero é por conta das lesões por HPV

Ruthe Kezia
Flor da Serra do Sul
O câncer de colo de útero pode ser desenvolvido na mulher entre 25 a 64 anos de idade. Já o câncer de mama pode ser desenvolvido na mulher entre 50 a 69 anos de idade.
Neste mês de outubro é enfatizado a saúde da mulher. A campanha Outubro Rosa tem como objetivo alertar as mulheres sobre o câncer de colo de útero e câncer de mama, que são as doenças que mais atingem as mulheres. Durante esse mês, a Unidade de Atenção Primária da Saúde da Família, de Flor da Serra do Sul, realiza exames preventivos que têm a finalidade de identificar alguma lesão ou alguma célula maligna de câncer.
O câncer de colo de útero pode ser desenvolvido na mulher entre 25 a 64 anos de idade, ou quando a mesma passa a ser ativa sexualmente. Já o câncer de mama pode ser desenvolvido na mulher entre 50 a 69 anos de idade.
Os exames preventivos não se limitam apenas ao mês de outubro, mesmo que durante a campanha a procura seja maior. A enfermeira Diana Silvestre conta que a busca maior pelo exame é pelas mulheres mais novas, enquanto as mulheres mais idosas ainda têm um certo tabu em relação aos exames preventivos.
 Diana conta que aproveitam a ida das mulheres na unidade, para verificar se as mesmas estão com as vacinas em dia, conversar sobre alimentação saudável, incentivar a atividade física, o controle do peso e o abandono do cigarro e do álcool. Essas conversas têm como objetivo estimular que as mulheres passem a se cuidar, pois a saúde envolve vários aspectos, não só os exames preventivos, mas principalmente os hábitos diários que irão indicar a saúde futura.
 
Câncer do colo de útero
Diana relata que os hábitos de vida de uma mulher implicam no desenvolvimento do câncer. De acordo com ela, o tabagismo, início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, uso prolongado de pílulas [anticoncepcionais], uso do álcool e lesões por HPV, são práticas que aumentam as chances da mulher ter câncer de colo de útero.
Diana acrescenta que o vírus do HPV, pode ocasionar as lesões somente depois de anos. Atualmente existem vacinas para combater esse vírus e conforme a enfermeira há uma probabilidade que futuramente não haja mais câncer de colo de útero por conta das lesões do HPV. Diana acrescenta que atualmente grande parte dos diagnósticos é em virtude do HPV.
Os principais sintomas do câncer é o sangramento vaginal, sem ser no período menstrual, e sangramento após a relação sexual. Ela aconselha que as mulheres procurem um especialista para que seja feita a detecção precoce e assim haja a cura mais rápida da doença. Através do exame preventivo é possível identificar as células malignas, os vírus e as bactérias que estejam causando as secreções vaginais, para poder tratar.
 
Câncer de mama
Para a identificação do câncer de mama é necessário fazer exames como a mamografia, para a detecção precoce do câncer. Assim como o câncer do colo de útero, os hábitos de vida são importantes, além que a hereditariedade implica no desenvolvimento do câncer de mama.
Além das situações de riscos do colo de útero, a obesidade, exposição frequente a radiação, sedentarismo e fatores hereditários, são ações que aumentam as chances do câncer de mama.
No mês que vem a unidade irá realizar o sorteio de brindes, com objetivo de incentivar que as mulheres continuem com os exames em dia. Diana acrescenta que não será apenas para as mulheres que realizaram os exames neste mês, mas sim desde de novembro de 2023.
 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90