22/12/2015 às 10h15min - Atualizada em 22/12/2015 às 10h15min

Terno de Reis canta e encanta Anchieta

História do Terno de Reis é inspirada nos Três Reis Magos

Anchieta

Há quatro anos o atual grupo de Terno de Reis de Anchieta vem encantando a comunidade com suas apresentações. Neste ano, porém a cantoria foi feita no dia 9, durante a abertura do Natal da Gentileza do município. “Não iremos nos apresentar nas casas, como de costume, devido a agenda dos componentes. Mas cantaremos no Dia do Terno de Reis, em 6 de janeiro, durante a missa”, adianta Elaine Parisoto Kraemer, popular Ninha.

Atualmente o grupo conta com seis anchietenses, e busca emocionar os fiéis através das suas músicas. “A celebração de Terno de Reis existia em Anchieta há 45 anos. Tenho lembranças de acompanhar meu pai nas apresentações, quando era criança. Por muito tempo não foi realizada, e então ressurgiu com nosso grupo”, explica Ninha.

 

História do Terno de Reis

A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses e é mantida em muitos municípios do país. 

O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Adaptado, o Terno de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer.

A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado. Fonte/Brasil Escola


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »