12/12/2024 às 09h00min - Atualizada em 12/12/2024 às 09h00min
Bombeiro Mirim forma nova turma em Palma Sola
Iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina capacita crianças para lidar com emergências, reforça valores e fortalece a cidadania
Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Crianças do programa Bombeiro Mirim durante visita ao quartel em Palma Sola, onde partici-param de atividades práticas e conheceram a rotina dos bombeiros. O programa Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), tem transformado a vida de crianças do 4º ano do ensino fundamental em Palma Sola. Com foco na prevenção de acidentes, cidadania, disciplina e trabalho em equipe, a iniciativa promove valores essenciais e prepara os participantes para situações de emergência.
Ao longo do ano, 107 crianças das escolas municipais N.E.F. Castro Alves (Comunidade Linha Brasil), Escola Fundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn e Centro Educacional Municipal Fada Madrinha foram contempladas com atividades teóricas e práticas. Os temas abordados incluíram prevenção de incêndios, primeiros socorros e noções de segurança em diversas situações do dia a dia. Além disso, valores como respeito, solidariedade e responsabilidade foram trabalhados com os pequenos.
Como parte da programação, os alunos visitaram, no final de novembro, o quartel dos bombeiros militares de Palma Sola. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina dos profissionais, explorar viaturas e equipamentos e participar de atividades práticas, como simulações de atendimento pré-hospitalar. Os jovens ainda vestiram equipamentos de proteção individual (EPIs) e aprenderam sobre sua importância para a atuação segura dos bombeiros.
O programa, que é gratuito, não apenas ensina sobre segurança, mas também desempenha um papel social ao formar cidadãos conscientes e solidários, reforçando o compromisso com uma sociedade mais segura.
A culminância do projeto acontecerá em dezembro, com a solenidade de formatura dos Bombeiros Mirins. O evento reunirá familiares, diretores, professores e agentes públicos para celebrar o encerramento dessa etapa importante na vida dos participantes.
Com o lema “Vidas alheias, riquezas a salvar”, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina reafirma seu compromisso com a educação, a segurança e o bem-estar da comunidade.