19/12/2024 às 10h00min - Atualizada em 19/12/2024 às 10h00min
Projeto Terceira Idade na Medida Certa tem surtido bons efeitos
Desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Campo Erê, através da nutricionista Danielle Martelli e do educador físico Rodrigo Montibeler, o projeto tem surtido efeitos positivos entre os idosos
Jéssica Rebelatto
Campo Erê
Todos os meses, a nutricionista Danielle Martelli Sales de Faria, se desloca até os clubes dos idosos para conversar, orientar, realizar a avaliação antropométrica e estimular metas. ASO/Jéssica Rebelatto Há três anos que a Secretaria de Saúde de Campo Erê, através da nutricionista Danielle Martelli Sales de Faria, desenvolve juntamente com os idosos o programa Terceira Idade na Medida Certa. Neste mês, a Secretaria realizou o encerramento do projeto nos três clubes dos idosos, sendo eles o do bairro Primavera, São Francisco e do bairro Melo.
No ano passado, o programa Terceira Idade na Medida Certa, foi apresentado no Congresso Estadual em Tubarão-SC, onde contou com mais de 700 projetos apresentados e Campo Erê teve seu projeto aprovado. Neste ano, o programa foi apresentado no Macro Regional em Chapecó-SC, onde também foi selecionado.
Todos os meses, a nutricionista se desloca até os clubes dos idosos para conversar, orientar, realizar a avaliação antropométrica e estipular metas:
“Determino metas fáceis e cabíveis, como beber mais água, ingerir mais fibras e reduzir o consumo de açúcar”, relata a nutricionista Danielle.
Ao todo são atendidos mais de 250 idosos, que segundo Danielle, conforme eles vão alcançando as metas, recebem um mimo. Neste mês, os idosos campoerenses receberam 50 gramas de gotas de chocolate, 80% cacau:
“Esse mimo tem como objetivo mostrar a eles que é possível comer algo bom, que não tenha uma grande quantidade de açúcar”, relata Danielle.
O programa tem surtido muitos efeitos entre os idosos, de acordo com a nutricionista, eles estão perdendo medidas e peso. Além de Danielle, o educador físico Rodrigo Montibeler da Silva, participa do projeto para incentivar a prática de atividades físicas.
Rodrigo conta que realiza juntamente com os idosos atividades lúdicas:
“Eu sempre incentivo eles a continuar as atividades em casa. Costumo utilizar materiais que são encontrados em casa, como: cadeira, vassoura e bola”.
A Presidente do clube dos idosos São Cristóvão do bairro Melo, Lourdes Sander Gerhardt, conta que o projeto foi muito bem aceito pelos idosos e que foi muito produtivo, pois eles foram influenciados a se cuidar, para diminuir as medidas e ter mais saúde.
“Queremos pedir que no ano que vem eles continuem desenvolvendo o projeto Terceira Idade na Medida Certa, que sem sombra de dúvidas vamos apoiá-los”, declara a presidente Lourdes.
Há dois anos que Nadir Haefliger participa do clube, e ela comenta que com o projeto aprendeu a se alimentar melhor e criou o hábito de se exercitar, o que influencia para a melhora da saúde e na qualidade de vida dos idosos. Ela comenta que aos poucos está mudando a alimentação em casa e optando por alimentos mais saudáveis: “
Desde quando começamos a mudar os hábitos, estamos nos sentindo mais leves, ao contrário de quando comemos comidas que não fazem muito bem para a saúde”. Adão Rodrigues de Lima, participa há 10 anos do clube, ele conta que é importante os idosos participarem de programas como esse, para não ficar em casa sozinhos, pois além de socializar, recebem dicas de como ter uma vida mais saudável.