27/12/2024 às 10h00min - Atualizada em 27/12/2024 às 10h00min
Grupo Onda Jovem 26 anos de solidariedade e alegria no Natal de Guarujá do Sul
Com mais de 26 anos de história, o Grupo Onda Jovem realiza o Natal Solidário, levando alegria e esperança para crianças da cidade e do interior
Jéssica Rebelatto
Guarujá do Sul
Integrantes do Grupo Onda Jovem durante a entrega de presentes no Natal Solidário, que há 25 anos transforma o Natal de crianças de Guarujá do Sul. O Grupo Onda Jovem, de Guarujá do Sul, tem mais de 26 anos de história, marcado por ações solidárias e pela dedicação de jovens que buscam transformar o Natal em um momento especial para as crianças da cidade e do interior. Fundado por um pequeno grupo de jovens, a iniciativa começou com a arrecadação de roupas, calçados e doces para distribuir aos mais carentes, enfrentando muitas dificuldades, como a falta de recursos financeiros. No entanto, a motivação sempre foi o sorriso e a felicidade das crianças, que nunca deixaram de ser o principal combustível do grupo.
Em um esforço para viabilizar essas ações, o grupo criou o “Arraiá Show”, evento que tem sido realizado até hoje chegando a sua XIIII edição. O evento foi pensado como uma fonte de recursos para a compra de doces e brinquedos, permitindo que o Natal Solidário fosse uma realidade.
Atualmente, o grupo conta com cerca de 34 jovens, e a organização do Natal Solidário envolve um intenso trabalho de captação de recursos por meio de projetos e parcerias com a comunidade local. O Arraiá Show, pedágio solidário e outras iniciativas contribuem para levantar fundos necessários, que são contabilizados e usados para a compra de brinquedos e doces para as crianças. Porém, com o aumento dos custos, o grupo enfrenta desafios para arrecadar o suficiente, e agradar a todos os públicos tem se tornado cada vez mais difícil.
Em média são distribuídos cerca de 600 pacotinhos de presentes nas comunidades urbanas e rurais, incluindo brinquedos e doces. O Natal Solidário é especialmente significativo para a pequena cidade de Guarujá do Sul, onde muitos dos integrantes do grupo foram beneficiados na infância e hoje retornam para proporcionar o mesmo momento de felicidade para as novas gerações. O apoio da administração municipal tem sido fundamental, com a inclusão do evento no calendário de festividades do Natal Luz da cidade, além das doações da sociedade em dinheiro, brinquedos e doces.
A Escolinha de Futsal é uma importante parceira do grupo, organizando atividades nas quais os participantes precisam doar brinquedos ou doces para poder participar. O impacto do Natal Solidário vai além de números, muitas crianças recebem, em alguns casos, o único presente de Natal, e a visita do Papai Noel da Onda Jovem se torna um momento inesquecível para as famílias.
“Ver a alegria das crianças ao receber o presente e o pacote é algo que nos faz refletir sobre nossa própria vida e nos lembra de agradecer pelas bênçãos que temos”, afirma Jakson Brites presidente do Grupo Onda Jovem.
Este ano, além da tradicional entrega de pacotes, o grupo trará uma novidade: livros de literatura e caixas de bombons serão distribuídos, e a praça contará com brinquedos infláveis e show ao vivo para os pais que trouxerem seus filhos. A expectativa é que o Natal Solidário continue crescendo nos próximos anos, espalhando a alegria do Natal e o espírito de solidariedade.
Para aqueles que desejam participar do Onda Jovem está sempre aberto a novos integrantes. Para fazer parte basta procurar um membro do grupo e se colocar à disposição, já que o grupo desenvolve diversas atividades ao longo do ano, como a celebração mensal na igreja matriz, a organização do Arraiá Show e outras ações sociais para a comunidade. Além do Natal, o grupo também realiza cultos, confecciona os tapetes de Corpus Christi, contribui nas festividades da igreja e leva jovens para eventos como as “Jornadas”, em Francisco Beltrão.
O Natal Solidário do Grupo Onda Jovem é um exemplo de como a união e a solidariedade podem transformar a vida das pessoas, tornando o Natal mais especial para aqueles que mais precisam.