06/01/2016 às 09h54min - Atualizada em 06/01/2016 às 09h54min

Refinanciamento de caminhões será operacionalizado até 30 de junho de 2016

Divulgação

 O deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC), coordenador da Comissão Externa dos Caminhoneiros e integrante da Comissão Especial do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas destacou nesta segunda-feira (04) a publicação da MP 707 do dia 30 de dezembro de 2015 que trata da prorrogação para até 30 de junho de 2016 do prazo para renegociação das dividas do programa Pró Caminhoneiro, Finame e PSI, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 Maldaner explica que o programa que abrange as empresas de transporte e caminhoneiros autônomos com faturamento de até 2,4 milhões anuais encerraria em 31 de dezembro de 2015, porém como muitos bancos privados ainda não tinham aderido ao plano por questões técnicas, o governo federal se comprometeu com a categoria em prorrogar o prazo, pois esta tem sido uma das principais reivindicações do movimento dos transportadores dos últimos meses.

 "Esperamos que com a publicação desta MP, os bancos refinanciem para todos que se incluam nos critérios, independentemente se possuem ou não parcelas em atraso. Com isso, estas 12 parcelas refinanciadas irão para o final do contrato não influenciando a taxa de juros das demais parcelas prevista no contrato inicial. Sobretudo para os que já estão inadimplentes, esta carência de 12 meses sem o pagamento de parcelas dará um pequeno alívio, permitindo que coloquem as contas em dia", afirmou o deputado.

 Maldaner explica que caso a situação não se resolva a contento, a Comissão já prepara um plano alternativo, que é adotar a Portabilidade de Contratos das Operações de Crédito dos refinanciamentos para passar as dívidas dos bancos privados para os bancos públicos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »