06/01/2016 às 10h03min - Atualizada em 06/01/2016 às 10h03min

Casan dá dicas para economizar água

Santa Catarina
Imagem Ilustrativa

Para estimular o uso consciente de água, a Casan começou uma nova campanha. A mensagem é simples: todos precisam fazer a sua parte.

A Casan está investindo em obras para ampliar o abastecimento. Uma delas é o Sistema Flocodecantador, equipamento em operação desde o Natal e que vai ampliar em 50% a capacidade de tratamento de água para a Grande Florianópolis. O Projeto Rio Chapecozinho, cuja obra se inicia em 2016 no Oeste do estado, vai garantir água à região pelos próximos 40 anos.

Para cada um fazer a sua parta, é possível ter ideia do desperdício olhando a fatura do mês. Ela traz todo o volume registrado pelo hidrômetro – portanto, você paga não só pelo que consome efetivamente, mas também o que desperdiça com o mau uso e o que vai embora com pequenos vazamentos não identificados em torneiras e vasos sanitários.

Confira algumas dicas que vão melhorar a economia de sua família, além de evitar o desperdício:

- Respeite a capacidade do imóvel: Se uma residência foi projetada para seis pessoas, sua capacidade de abastecimento de água também está dimensionada para essa ocupação.

- Evite alugar o imóvel para um número de hóspedes superior ao seu limite.

- A reserva domiciliar é fundamental para evitar a falta de água em uma residência. Para definir o tamanho da caixa de água, considere 200 litros por dia por pessoa. E lembre-se: se você aluga seu imóvel, ou recebe muitos familiares, é importante aumentar a reserva.

- Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

- Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova, toalha de papel, guardanapo ou esponja e jogue no lixo.

- Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe toda a louça e depois enxágue todas as peças.

- Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes. Opte, portanto, por regar as plantas de manhã cedo ou no fim do dia.

- Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

- Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.

- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

- Não tome banhos demorados. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

 

- Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »