A vereadora Juliana Salete Colle (PL) tem se dedicado à busca por melhorias na infraestrutura de São José do Cedro, com foco especial na pavimentação asfáltica de comunidades do interior e na reforma de pontes estreitas. Em entrevista, ela detalhou as dificuldades enfrentadas e os impactos esperados com a conclusão dessas obras.
De acordo com a vereadora, várias localidades ainda aguardam a conclusão de asfaltamento, com destaques para os distritos de Padre Réus e Mariflor. “São regiões grandes e produtivas, que movimentam a economia do município, especialmente na agricultura, setor leiteiro e suinocultura”, destacou.
A pavimentação dessas áreas é um anseio antigo da população e já foi pauta de administrações anteriores. No entanto, a principal dificuldade é a capacitação de recursos. “Sabemos que asfalto não é barato. Já protocolei pedidos junto ao secretário de Infraestrutura, Ricardo Grando, e estamos buscando verbas estaduais e federais para concluir os trechos que ainda faltam, especialmente na Esquina Mariflor e na comunidade Mariflor”, explicou.
Para Juliana, o impacto da pavimentação será significativo. “Melhorar as estradas facilita o escoamento da produção e mobilidade dos moradores, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região”.
Outro ponto crítico são as pontes estreitas, que já não comportam o volume de veículos e maquinários agrícolas que circulam atualmente. “Na época em que foram construídas, o tráfego era muito menor. Hoje, praticamente, toda família tem um carro, e as máquinas agrícolas cresceram em tamanho e peso”, afirmou a vereadora.
Ele alertou para os riscos que essas pontes apresentam. “Já ocorreram acidentes, felizmente sem vítimas graves, mas danos materiais e pequenos ferimentos já foram registrados, principalmente nas cabeceiras das pontes”.
As negociações com o Executivo estão em andamento para viabilizar a reforma. “O prefeito está aberto ao diálogo e já indicou que os pedidos podem ser encaminhados para a Câmara. Precisamos de um projeto bem estruturado, que possa ser licitado e executado com qualidade”, explicou.
Juliana avaliou positivamente o trabalho da Câmara Municipal na busca por melhorias na infraestrutura. “Temos um bom diálogo com todos os vereadores, independente de partido. Embora haja diferenças de opinião, isso é saudável para encontrar as melhores soluções para o município.
Além dos asfaltamentos e das pontes, outras demandas importantes estão em pauta, como a restauração do Lago Municipal e a melhorias nas estradas rurais. “A saúde e a educação são sempre prioridades, mas seguimos atentos a outras necessidades, como novas ruas a serem asfaltadas”, destacou.
Por fim, a vereadora reforçou a importância da participação da população nas discussões da Câmara. “A comunidade pode e deve acompanhar as sessões, trazer suas demandas e cobrar melhorias. Quanto mais engajamento tivermos, mais avanços conquistaremos para São José do Cedro”, conclui.