O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, cumpriu agenda em São Miguel do Oeste nos dias 20 e 21 para mais uma edição do programa Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas. O evento reuniu prefeitos e vice-prefeitos dos 19 municípios que integram a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), com o objetivo de apresentar investimentos e ouvir demandas locais.
“Começamos 2025 com essa nova rodada do Levada a Sério para destacar os investimentos realizados em cada região. Aqui em São Miguel do Oeste, esta é a segunda associação visitada, e nosso compromisso é percorrer todas as 21. Estamos aqui para conversar diretamente com os prefeitos e apresentar não apenas os novos investimentos, mas também prestar contas do que foi feito nos últimos dois anos”, afirmou o governador.
A primeira parte do encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, onde Jorginho Mello apresentou as ações do governo estadual para a região. Em seguida, na sede da AMEOSC, foram realizadas reuniões individualizadas com os prefeitos, possibilitando um diálogo mais direto sobre as necessidades locais.
Para o presidente da AMEOSC e prefeito de Itapiranga, Alexandre Gomes Ribas, a iniciativa fortalece a parceria entre governo e municípios. “A presença do governador e sua equipe demonstra a importância do diálogo para que possamos apresentar demandas e buscar soluções conjuntas. O Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas é essencial para garantir que as necessidades municipais sejam ouvidas e atendidas”, destacou.
Investimentos na região
Durante o evento, o governo estadual, por meio da Casan, anunciou importantes obras para o Extremo Oeste. Entre elas, a entrega de uma nova adutora em São Miguel do Oeste, com quase 13 quilômetros de extensão. O equipamento captará água bruta do Rio das Flores, aumentando em 221% a capacidade de abastecimento e reduzindo a dependência do Rio Camboim, que enfrenta estiagens frequentes. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 14,2 milhões, com recursos próprios da Casan.
Além disso, a região também recebeu um reforço no saneamento com a inauguração da Unidade de Gerenciamento de Esgoto do Programa Saneamento Sobre Rodas, em Descanso. O investimento, de cerca de R$ 2,5 milhões, trará inovação para a gestão do esgoto e melhoria na qualidade de vida da população local.
O Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas segue percorrendo o estado, reforçando o compromisso do governo em promover a transparência e a eficácia na gestão pública.