Os bombeiros de Palma Sola realizaram nos dias 11, 12 e 13 o Projeto Golfinho, um curso de segurança aquática e prevenção de afogamentos. O objetivo era conscientizar as 51 crianças participantes, de 7 a 11 anos, sobre os cuidados e perigos relacionados a praias, rios e piscinas.
A soldado do corpo de bombeiros, Beatriz Ramos Cardoso Gildes, mencionou que através de brincadeiras e gincanas, eles transmitiram conhecimento para as crianças. No último dia, ocorreu a formatura das crianças, com a entrega dos certificados e o batismo tradicional.
Durante os três dias, foram desenvolvidas atividades que abordaram o cuidado com o meio ambiente e como as crianças devem se comportar em situações de perigo. O soldado Raque comentou que o objetivo é prevenir riscos e acidentes antes que ocorram, e ensinar às crianças como agir em situações de perigo.
Beatriz explicou que o lema do Corpo de Bombeiros é "Água no umbigo é sinal de perigo" e orientou as crianças sobre os riscos com a correnteza, principalmente nos rios, recomendando que adentrem nos rios apenas na presença de um adulto.
O Projeto Golfinho foi realizado em Palma Sola por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, diretoria da Palma Sola Piscina Clube, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Cooperativa Cressol.