Os municípios de Palma Sola e Anchieta, juntamente com outros 51, reuniram-se no dia 18, em Chapecó-SC, na qual foi organizado o 1º Seminário do Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), para aproximadas 600 pessoas. O evento contou com a participação de professores, articuladores municipais, coordenadores pedagógicos, secretários de educação e alguns prefeitos dos 53 municípios envolvidos.
No seminário tiveram palestras, relatos de experiência, amostra de trabalhos e banners de projetos, proporcionando um rico momento de troca entre os educadores. Na oportunidade, a formadora municipal de Anchieta, Ivete Snigura Fabonatto [representando as formadoras da Região 1] e a coordenadora pedagógica de Palma Sola, Marieli Lawisch, realizaram uma apresentação das práticas pedagógicas desenvolvidas nos respectivos municípios. Além disso, as cursistas de Palma Sola [representando as cursistas de Palma Sola e Anchieta], realizaram a dramatização: “A boneca Abayomi, um encontro precioso”, pelas professoras: Claudia e Maryzane, e ainda, o professor Naionã apresentou a dança/luta capoeira.
O projeto LEEI faz parte de uma das ações do Programa Nacional do Compromisso Criança Alfabetizada e conta com um regime de colaboração entre Governo Federal, Secretaria Estadual de Educação, Undime e Secretarias Municipais de Educação. No Estado de Santa Catarina o LEEI é coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Ao longo de 2024, o Projeto LEEI reuniu professores da Educação Infantil, de 4 e 5 anos, que capacitou aproximadamente 6.412 formadoras municipais, que foram responsáveis em disseminar, em seus polos, o conteúdo que abordaram metodologias lúdicas, inclusivas e práticas atualizadas para o desenvolvimento da leitura e escrita.
A formadora estadual, Gisele Gonçalves, responsável pela região de Chapecó, destacou que as formações realizadas no âmbito do projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil desempenharam um papel fundamental na construção de uma prática pedagógica mais significativa, tanto para as professoras quanto para as crianças. Essas formações ampliaram a compreensão dos professores sobre o papel essencial da Educação Infantil, que, ao trabalhar a leitura e a escrita de forma integrada ao brincar, à interação social e à exploração de diferentes linguagens, contribui para a ampliação das experiências das crianças.
O projeto visa apresentar que a leitura e a escrita se tornam não apenas ferramentas para a comunicação, mas também meios de expressão, exploração do mundo e desenvolvimento do pensamento crítico. Essas práticas pedagógicas auxiliam no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, além de proporcionar um tempo e espaço que favorecem a curiosidade, a imaginação e o direito a aprender.