Nova sede da APAE amplia estrutura e qualidade

Mudança para nova sede amplia atendimentos, melhora estrutura pedagógica e integra serviços de saúde e atividades para alunos e famílias da APAE de Flor da Serra do Sul

Por Ruthe Kezia-Flor da Serra do Sul

Nova sede da APAE de Flor da Serra do Sul conta com salas amplas, espaços específicos para jogos, artes, ecoterapia, atendimentos do SUS, além de refeitório e área verde para projetos pedagógicos. (Foto: Arthur Nunes)

Desde março deste ano, a APAE de Flor da Serra do Sul passou a funcionar em uma nova sede, construída em um terreno de 5 mil metros quadrados. A mudança marcou uma transformação significativa na rotina da instituição, que agora oferece um espaço mais amplo, organizado e adaptado às necessidades dos alunos, professores e profissionais da saúde. Com salas dedicadas à fisioterapia, ecoterapia, jogos e artes, a estrutura tem possibilitado maior autonomia e conforto no desenvolvimento das atividades.

Antes, a sede da APAE ficava em um espaço limitado atrás da Câmara de Vereadores, o que dificultava a realização de atividades pedagógicas e obrigava a equipe a se deslocar para diferentes locais para atendimentos e refeições. Agora, tudo acontece em um só lugar. “As salas são amplas, os ambientes são bem distribuídos e temos estrutura adequada até para receber as famílias”, destaca Vanderlei Chorna, professor da escola.

Atualmente, 43 alunos estão matriculados e outros 12 são atendidos em serviços especializados como psiquiatria, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A nova sede também abriu espaço para projetos voltados à comunidade escolar, como a futura implantação de uma horta e a realização de cursos para os pais, com o objetivo de fortalecer a presença das famílias no cotidiano da escola.

Diversos projetos viabilizaram a estruturação da nova unidade. A escola foi contemplada com equipamentos por meio de editais da Itaipu Binacional, prefeitura e cooperativas como Cresol e Sicoob. Outros projetos aguardam aprovação, como a solicitação de materiais junto à Receita Federal. Também está prevista a ampliação do repasse mensal do SUS, de R$ 5 mil para R$ 10 mil, por meio de emenda parlamentar da deputada Leandre Dal Ponte (PSD).

Além dos repasses públicos, a APAE conta com o apoio da comunidade por meio da doação de notas fiscais no programa Nota Paraná. O recurso é essencial para complementar despesas fixas, como os salários da equipe clínica. Para a direção da escola, a nova sede é a realização de um sonho antigo, e também o início de uma nova fase, com mais estrutura para oferecer educação e inclusão de qualidade.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/