O domingo, 15 de junho, foi histórico para o CTG Estância da Fronteira, em Palma Sola. A entidade sediou com entusiasmo o 4º Entreveiro Cultural da 13ª Região Tradicionalista, reunindo mais de 700 pessoas ao longo do dia, entre peões, prendas, pais e comunidade em geral.
Participaram do evento dez CTGs da região: o CTG Porteira Aberta, de São Miguel do Oeste; CTG Mate Amargo, de São José do Cedro; CTG Candeeiro do Oeste, de Descanso; CTG Juca Ruivo, de Maravilha; CTG Pouso do Tropeiro, de Cunha Porã; CTG Portão do Oeste, de Itapiranga; CTG Fronteira Oeste, de Guaraciaba; CTG Herança Nativa, de Iraceminha; CTG Última Porteira, de Tunápolis; e, como anfitrião da festa, o CTG Estância da Fronteira, de Palma Sola
De acordo com o patrão Ismael Jabornik, mais de 700 pessoas participaram do evento, sendo desses quase 500 visitantes de fora do município. “Esse foi o maior evento que o CTG de Palma Sola já realizou. O sentimento é de uma imensa alegria. A gente se organizou, trabalhou e acredito que todas as expectativas foram atingidas”, relatou.
A programação começou às 9h30 com a abertura oficial e presença de coordenadores da 13ª RT. Logo depois, aconteceram painéis voltados a diferentes públicos: para as mulheres, orientações sobre maquiagem, adornos e adereços apropriados conforme idade e regras do tradicionalismo. Para os peões, foi oferecida instrução sobre como encilhar um cavalo e também a prática do laço em vaca parada. As crianças participaram de brincadeiras tradicionais inspiradas em jogos antigos.
Durante a tarde, o CTG recebeu as apresentações artísticas, com foco exclusivo nas danças. “Nosso maior orgulho é ver as nossas invernadas, seja aqui no município ou fora, se dedicando, aprendendo, se apresentando”, destacou Ismael. “Não tem explicação ver a felicidade das crianças, dos adultos e até dos veteranos no tablado.”
A alegria também esteve na plateia, que contou com familiares e visitantes interessados na cultura gaúcha. O evento foi aberto ao público e gratuito. “Você vê que a vida não é só competir em rodeio pra ficar em primeiro ou segundo lugar. O interessante é valorizar aquilo que você gosta”, reforçou o patrão.
Por fim, Ismael fez questão de agradecer à patronagem do CTG, à coordenação das invernadas, ao piquete de laçadores, à administração municipal e aos patrocinadores. “Todos auxiliaram e apoiaram o evento desde o início.”