Em dezembro a Secretaria de Agricultura de São José do Cedro juntamente com o Núcleo Fronteira Oeste e Associação Catarinense de Criadores de Bovinos realizaram a entrega de um certificado de sócio benemérito ao cedrense, Pedro Machry. A entrega foi realizada pelo presidente do Núcleo, Roni Mezzalira e pelo integrante do Núcleo e veterinário da Prefeitura, Marcos Osachuki.
De acordo com relatos dos integrantes do Núcleo o bovinocultor, Pedro Machry foi o pioneiro do município na criação de gado leiteiro. Pedro veio morar na linha São Vicente, nos anos 60 e então iniciou a atividade leiteira. Para começar a produção, trouxeram animais da raça holandesa de São Leopoldo-RS. “Eram animais que foram criados pelos Jesuítas”, comentou.
O presidente do Núcleo, Roni e o integrante e veterinário, Marcos, destacaram que o bovinocultor foi muito importante para o desenvolvimento da cultura leiteira em São José do Cedro. Eles lembraram que ele foi um dos fundadores do Núcleo Fronteira Oeste e também participou da Feira Ranqueada durante a 3ª Expo Cedro, realizada nos dias 31 de julho e 1º e 2 de agosto.