A APAE Flor da Vida, de Flor da Serra do Sul, lançou uma nova ação solidária para arrecadar recursos: o Festival da kenga. A iniciativa oferece marmitas de 500g com o tradicional “caldo de kenga”, prato típico de Minas Gerais, feito com frango desfiado, mandioca, bacon, calabresa e temperos. A cada edição, a comunidade tem a chance de saborear uma refeição saborosa e contribuir com a melhoria da estrutura da instituição.
O nome “kenga” vem de uma expressão popular usada em Minas Gerais que se referir à galinha, principal ingrediente do prato. Por ser uma receita típica da região, o nome foi mantido como forma de preservar sua origem e dar um toque de identidade cultural diversificada ao evento.
As entregas acontecem duas vezes por mês, sempre na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês, com retiradas entre 11h e 12h30 e das 17h às 18h. Cada marmita custa R$ 10,00 e, segundo a organização, serve bem uma pessoa, podendo ser dividida em duas porções menores. As reservas podem ser feitas pelo telefone (46) 99974-0827 ou com os funcionários da APAE.
Embora a ação seja promovida em Flor da Serra do Sul, a APAE também realiza entregas em Palma Sola, desde que haja demanda mínima. A proposta deve seguir até o fim do inverno, com possibilidade de outros pratos típicos entrarem no cardápio nos próximos meses. A primeira edição do festival aconteceu em 6 de junho e já demonstrou o potencial da iniciativa, com a venda de mais de 200 marmitas.