A primeira edição da “Festa Julina com Comidas Típicas Saudáveis”, realizada no Clube de Idosos São Cristóvão, foi um verdadeiro sucesso. A ação, idealizada pela nutricionista Danielle Martelli juntamente com uma equipe de profissionais da saúde, faz parte do projeto “Terceira Idade na Medida Certa” e reuniu cerca de 70 idosos do bairro Melo em uma celebração que aliou saúde, tradição e muita animação.
O evento contemplou os três grupos de idosos de Campo Erê, com a primeira gincana que proporcionou aos participantes provas que trabalharam a psicomotricidade, a concentração, a percepção, a integração e ações fundamentais no cuidado físico e mental. Além disso, o cardápio foi cuidadosamente pensado para manter o sabor típico das festas julinas, mas com ingredientes mais saudáveis e menos industrializados. Os participantes puderam saborear bolo de milho integral, paçoca saudável, canjica amarela com amendoim, muffin de abóbora cabotiá, quentão com suco e especiarias, pipoca anti-inflamatória, pinhão cozido e batata-doce assada.
Cada idoso ainda recebeu um livrinho com todas as receitas preparadas durante a festa. A programação contou com brincadeiras e gincanas animadas. “Foi muito legal, muito competitivo! Eles realmente participaram, fizeram torcida, vibraram. Foi muito bacana”, contou Danielle. A animação dos idosos surpreendeu até a equipe organizadora, que ficou feliz com o envolvimento de todos.
O evento contou com a presença da prefeita Rozane Moreira (PT), das vereadoras Rosalva de Fátima Boligon (PT), Suziane Teske (PT) e Margarete Hermes Amaral (PSB), além do secretário de Saúde, Flavio Dalmagro, e do secretário de Assistência Social, Gilberto do Amaral.