Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Escrevendo com o Sicredi premia alunos e incentiva a leitura em Anchieta

Projeto chegou à terceira edição em Anchieta e premiou estudantes do 5º e 9º anos com notebook, Kindle e Alexa, incentivando a leitura e a escrita a partir de conteúdos sobre cooperativismo

Ruthe Kezia - Anchieta
08/07/2025 17h16 - Atualizado há 11 horas
Escrevendo com o Sicredi premia alunos e incentiva a leitura em Anchieta
Alunos das redes municipal e estadual participaram da final do Escrevendo com o Sicredi, que envolveu ditado de palavras com base em conteúdos sobre leitura, escrita e cooperativismo. (Foto: Divulgação)

A terceira edição do projeto Escrevendo com o Sicredi foi realizada nesta semana em Anchieta, reunindo alunos do 5º e 9º anos das redes municipal e estadual em uma competição que vai muito além da escrita: ela promove o gosto pela leitura, valoriza o esforço escolar e incentiva o desenvolvimento educacional desde os primeiros anos.

O projeto faz parte de uma iniciativa da cooperativa Sicredi Fronteiras, que já realiza a ação há nove anos na região e, há três anos, em Anchieta. A dinâmica lembra o antigo “Soletrando”, mas é feita por meio de ditados com palavras retiradas de materiais didáticos que os alunos estudam ao longo do ano, especialmente os gibis do Sicredi que abordam temas como educação financeira e cooperativismo. Todo o conteúdo é previamente trabalhado em sala de aula, de forma integrada às disciplinas regulares.

As escolas participantes realizam seleções internas e os melhores colocados avançam para a etapa final, onde os vencedores são premiados com itens tecnológicos. Neste ano, o 1º lugar recebeu um notebook, o 2º um Kindle (leitor digital) e o 3º lugar uma assistente virtual Alexa, tanto para os alunos do 5º quanto do 9º ano.

 

Confira os vencedores da final em Anchieta:

Finalistas 5º ano:

  • 1º Beatriz P. Rigoni – CMEIF
  • 2º Laura G. Povala – CMEIF
  • 3º Luiza Laura Flach de Oliveira – CMEIF

 

Finalistas 9º ano:

  • 1º Maria Eduarda Singura Bernardi – CMEIF
  • 2º Ana Julia Dalmoro Assolini – CMEIF
  • 3º Kauane Pereira da Silva – POPS

A diretora Márcia Câmara, do colégio CMEIF, destacou o impacto positivo da competição. “Além de preparar os alunos para escrever melhor, a leitura se torna um hábito. Eles se dedicam, estudam os textos e se envolvem com entusiasmo. É um projeto que faz a diferença na escola e na vida dos estudantes”, afirmou.

Segundo o gerente do Sicredi em Anchieta, Alex Antônio Bracht, o objetivo maior é plantar uma semente. “A leitura foi deixada um pouco de lado nos últimos anos, com o avanço das tecnologias. O que queremos é resgatar esse hábito e mostrar que é possível aprender e ainda ser recompensado por isso.

A empolgação é tamanha que alunos de séries anteriores ao 5º ano já acompanham o evento, se preparando com antecedência para participar nos próximos anos. Professores e famílias também se envolvem no processo, reforçando o papel coletivo da educação.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90