A terceira edição do projeto Escrevendo com o Sicredi foi realizada nesta semana em Anchieta, reunindo alunos do 5º e 9º anos das redes municipal e estadual em uma competição que vai muito além da escrita: ela promove o gosto pela leitura, valoriza o esforço escolar e incentiva o desenvolvimento educacional desde os primeiros anos.
O projeto faz parte de uma iniciativa da cooperativa Sicredi Fronteiras, que já realiza a ação há nove anos na região e, há três anos, em Anchieta. A dinâmica lembra o antigo “Soletrando”, mas é feita por meio de ditados com palavras retiradas de materiais didáticos que os alunos estudam ao longo do ano, especialmente os gibis do Sicredi que abordam temas como educação financeira e cooperativismo. Todo o conteúdo é previamente trabalhado em sala de aula, de forma integrada às disciplinas regulares.
As escolas participantes realizam seleções internas e os melhores colocados avançam para a etapa final, onde os vencedores são premiados com itens tecnológicos. Neste ano, o 1º lugar recebeu um notebook, o 2º um Kindle (leitor digital) e o 3º lugar uma assistente virtual Alexa, tanto para os alunos do 5º quanto do 9º ano.
Confira os vencedores da final em Anchieta:
Finalistas 5º ano:
Finalistas 9º ano:
A diretora Márcia Câmara, do colégio CMEIF, destacou o impacto positivo da competição. “Além de preparar os alunos para escrever melhor, a leitura se torna um hábito. Eles se dedicam, estudam os textos e se envolvem com entusiasmo. É um projeto que faz a diferença na escola e na vida dos estudantes”, afirmou.
Segundo o gerente do Sicredi em Anchieta, Alex Antônio Bracht, o objetivo maior é plantar uma semente. “A leitura foi deixada um pouco de lado nos últimos anos, com o avanço das tecnologias. O que queremos é resgatar esse hábito e mostrar que é possível aprender e ainda ser recompensado por isso.”
A empolgação é tamanha que alunos de séries anteriores ao 5º ano já acompanham o evento, se preparando com antecedência para participar nos próximos anos. Professores e famílias também se envolvem no processo, reforçando o papel coletivo da educação.