Durante a manhã de hoje, dia 01º de agosto, por volta das 6h45 uma Curicaca deixou a cidade de Palma Sola sem energia. A ave de origem do Pantanal, estava voando próximo a Celesc, quando colidiu em um fio de luz, resultando na queda de luz instantânea. Devido a falta de luz, algumas empresas dispensaram seus funcionários.
De acordo com o site da Celesc, entre as 3.622 unidades consumidoras, 1.020 estavam com a energia normal e 2.602 sem energia, sendo aproximadamente 71% das unidades palmassolenses sem luz. Por volta das 9h20 a luz retornou em alguns pontos da cidade, após ficar mais de 2h sem luz. Atualmente, segundo site da Celesc, apenas 17 unidades estão sem luz.
Curicaca
A Curicaca, conhecida como galinha do mato, é uma ave da ordem dos Pelecaniformes da família Threskiornithidae, cujo nome científico é Theristicus caudatus. A Curicaca é uma ave de porte médio, com cerca de 69 centímetros de comprimento e 43 centímetros de altura. Possui um bico longo e curvo, um pescoço esbranquiçado ou alaranjado, peito alaranjado, dorso cinza-esverdeado e partes inferiores negras, além de pernas avermelhadas.
É uma ave comum em áreas semiabertas, como pastos, cerrados, beiras de matas secas, e também pode ser encontrada em áreas urbanas, como parques e jardins. Alimenta-se de uma variedade de invertebrados, pequenos lagartos, ratos e até mesmo aves menores.
A Curicaca é conhecida por seu canto forte e distinto, que pode ser ouvido tanto durante o dia quanto ao entardecer e ao amanhecer, o que lhe rendeu o apelido de "despertador do Pantanal", onde é muito comum.