Benjamin fica em 1º no Rodeio Nacional

O sulflorense de sete anos, Benjamin Emanoel Ritter, representou o Paraná no Campeonato Nacional de Laço e conquistou o 1º lugar na modalidade de vaca parada

Ruthe Kezia - Flor da Serra do Sul
07/08/2025 08h00 - Atualizado há 12 horas
Benjamin fica em 1º no Rodeio Nacional
Mesmo enfrentando fortes competidores de diversos estados, Benjamin se destacou entre os melhores da sua categoria, acertando todas as 50 armadas. (Foto: Divulgação)

Com apenas sete anos de idade, Benjamin Emanoel Ritter, de Flor da Serra do Sul, representou o estado do Paraná no Campeonato Nacional de Laço, realizado em Cristalina (GO). Benjamin disputou as provas da modalidade de vaca parada, onde não errou nenhuma laçada e voltou para casa orgulhoso com a conquista do 1º lugar.

A mãe de Benjamin, Maiara Luane Cipriani, conhecida como Maia, conta que essa é a primeira vez que o CTG Sinuelo da Serra é representado no campeonato na modalidade de laço, e com a estreia já se classifica. Além de Benjamin, mais quatro meninos representaram o estado no rodeio. Mesmo enfrentando fortes competidores de diversos estados, Benjamin se destacou entre os melhores da sua categoria, acertando todas as 10 armadas. Os cinco meninos que representaram o estado do Paraná acertaram todas as armada, totalizando 50 armadas acertadas.

Ganhar o campeonato nacional de laço, é como ganhar um brasileiro no futebol, porém no mundo do laço. Então nós sentimos uma alegria enorme em ver nosso filho conquistando um título tão grande como esse”, destaca a mãe.

Maia conta que a participação de Benjamin não para por aí, o sulflorense de sete anos irá continuar praticando, para conquistar mais títulos no campeonato estadual e nacional de 2026.

A participação no rodeio nacional foi considerada gratificante pela família e pela comunidade que acompanha o talento do menino. Além de somar títulos importantes, Benjamin reforça a tradição do laço entre as novas gerações e o orgulho do Paraná em competições de âmbito nacional.

 

Conhecendo Benjamin

Nascido em Palma Sola e atualmente morador de Flor da Serra do Sul, Benjamin é fruto de uma família com forte vínculo com a cultura campeira. Maia relata que a ligação do filho com os rodeios começou antes mesmo do nascimento: “Ele quase nasceu em um rodeio. Desde bebê está inserido nesse ambiente, acompanhando a família e observando os laçadores”, conta.

Benjamin iniciou os treinamentos com cerca de quatro anos de idade, influenciado pelo irmão mais velho, também laçador, seus amigos [Anjos do Sinuelo] e do Patrão Campeiro. Desde então, participa de eventos voltados ao incentivo de crianças no laço, e passou a competir oficialmente nos últimos anos. Atualmente, treina diariamente com uma estrutura adaptada em casa, utilizando uma vaquinha de treino para aprimorar técnica e precisão.

Apesar da pouca idade, o menino demonstra disciplina e organização. Segundo a mãe, ele divide a rotina entre os estudos pela manhã e os treinos à tarde. “Ele está muito bem na escola. Cumpre com as tarefas e depois se dedica ao laço. É uma rotina equilibrada”, afirma.

Além de sua performance técnica, Benjamin é ativo na cultura gaúcha. A família usa o esporte para fortalecer os valores e afastar os filhos de riscos: “É um ambiente familiar e saudável, onde as crianças aprendem respeito e trabalho em equipe, ensinados pela tradição gaúcha desde cedo”, conclui a mãe Maia.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90