Programa Lar Legal Rural

Nesta quinta-feira, dia 15, a partir das 19h será realizado um encontro no Clube da Comunidade de Linha Pessegueiro de Guarujá do Sul, para apresentação do programa

Ruthe Kezia - Guarujá do Sul
12/08/2025 17h18 - Atualizado há 1 dia
Programa Lar Legal Rural
O Lar Legal Rural atende propriedades de até 50 hectares e tem como objetivo regularizar propriedades rurais, entregando matrículas definitivas para imóveis no interior do município. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, dia 15, a Administração Municipal de Guarujá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a LUMATER Topografia e Loteamentos, irá realizar uma reunião voltada aos agricultores da Comunidade de Linha Pessegueiro e localidades vizinhas. O encontro, que acontece a partir das 19h no Clube da Comunidade, terá como pauta a apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre o Programa Lar Legal Rural.

A iniciativa, criada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), tem como principal objetivo regularizar propriedades rurais, entregando matrículas definitivas para imóveis no interior do município. O programa conta com a parceria da FAESC, Fetaesc, Ministério Público e da prefeitura municipal.

 

Benefícios diretos aos agricultores

A regularização traz segurança jurídica aos pequenos produtores, que muitas vezes não possuem a documentação da propriedade. Com isso, é possível ter acesso a crédito rural, programas de incentivo e demais políticas públicas. O Lar Legal Rural atende propriedades de até 50 hectares e permite a legalização inclusive de áreas menores que o módulo mínimo fiscal.

O custo para regularização de áreas de até 3 hectares é de R$ 3.600,00, com possibilidade de parcelamento. Para terrenos maiores, há acréscimo de R$ 100,00 por hectare. O pagamento só é iniciado após a assinatura do processo para ajuizamento da ação.

Entre os objetivos sociais do programa, está a inclusão das propriedades nos cadastros oficiais e na formalidade rural, facilitação da implementação de infraestrutura, como energia elétrica, água e saneamento básico, viabilização de projetos públicos para captação de recursos e desenvolvimento do campo, regularização ambiental, respeitando o equilíbrio ecológico e a função social da propriedade, e possibilidade do produtor acessar, de forma individual, recursos para fomentar sua atividade agrícola.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90