A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Anchieta, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou recentemente um curso de solda voltado principalmente para os agricultores anchietenses. O objetivo é oferecer uma capacitação prática, que possa ser aplicada diretamente nas propriedades, evitando gastos e agilizando reparos em maquinários essenciais durante o período de plantio e safra.
“É um curso básico de solda, mas que faz grande diferença na agricultura. Muitas vezes uma máquina quebra no fim de semana e o agricultor não tem quem o auxilie. Com a capacitação, ele mesmo consegue realizar o conserto, economizando tempo e dinheiro”, destacou o secretário de agricultura, Leandro Pandolfo.
O curso teve grande participação da juventude rural e encerrou com avaliações positivas quanto à aplicação prática do aprendizado. Cada grupo contou com aproximadamente 10 participantes, garantindo atenção individualizada por parte do instrutor, que é altamente qualificado.
Segundo o secretário, a iniciativa é fruto de uma parceria com a prefeitura e conta com o apoio do prefeito Moacir Piovezani (MDB) e do vice-prefeito Mário Signor (PL), que incentivam constantemente ações voltadas à agricultura local. “Nosso objetivo é trazer cursos que realmente ajudem o agricultor. Já identificamos novas demandas, como consertos de tratores, e vamos buscar novas capacitações em parceria com o Senar”, acrescentou Pandolfo.
De acordo com o secretário, será aberta novas turmas para o curso de solda, programado para os dias 20 e 21, e outros dois novos grupos a partir do dia 1º de setembro ao dia 04. Pandolfo orienta que os interessados em participar, devem procurar a Secretaria para realizar suas inscrições.
“Queremos sempre trazer novidades que beneficiem a agricultura local. Nossa Administração está empenhada em oferecer capacitações para que os agricultores tenham mais autonomia e eficiência no dia a dia”, concluiu o secretário Leandro Pandolfo.