A tradicional GIRECC (Gincana Cultural e Recreativa da EEB Claudino Crestani) chegou à sua 5ª edição em 2025, mantendo o propósito de aproximar alunos, familiares e comunidade por meio de atividades esportivas, culturais e recreativas.
O evento, que acontece em cinco etapas ao longo do segundo semestre, reúne oito equipes formadas por estudantes do Ensino Fundamental e Médio, pais, responsáveis e, pela primeira vez, também alunos da rede municipal de ensino.
Na noite de abertura, o ginásio da escola se encheu de cores, alegria e muita energia. Entre as provas, os participantes precisaram mostrar habilidade para resolver o cubo mágico o mais rápido possível, descer um escorregador equilibrando uma bandeja com copos de água para tentar encher uma garrafa e até encarar a clássica brincadeira de torta na cara, que garantiu muitas gargalhadas do público. “Estamos finalizando a primeira etapa, onde as equipes se envolveram, participaram, se divertiram, se molharam, se lambuzaram, e o que a gente espera para as próximas etapas é a mesma participação, com muita diversão e aprendizado juntos”, destacou a diretora Leomara Pedó.
As alunas Laila Sansigolo e Isabella de Souza da Silva, integrantes da equipe Branca, também saíram animadas da abertura. “A gente achou a GIRECC incrível, maravilhosa, com vários jogos, muito divertida”, contou Isabella. Laila completou: “A gente espera que as próximas etapas sejam ainda mais legais, mais divertidas e com muito mais bagunça e sujeira”.
Para Francieli Zamboni Holz, assessora de direção, a GIRECC vai além da competição e tem um papel importante na formação dos alunos. “É uma grande satisfação pra gente porque é uma atividade que exige bastante trabalho, mas os alunos gostam, querem participar e cobram quando não acontece”, disse. Ela acrescenta que o evento também ajuda a desenvolver valores como cooperação e empatia: “O objetivo não é só criar rivalidade, é se relacionar, socializar, olhar para o outro e ver que, naquela tarefa, ele foi melhor do que eu. Com isso, os alunos aprendem a reconhecer o esforço dos colegas e a trabalhar em equipe”.
Leomara reforçou que a gincana ajuda a transformar a escola em um espaço mais acolhedor e motivador. “A GIRECC mostra para os alunos que a escola pode ser um lugar divertido, onde eles podem se descobrir e desenvolver talentos que, às vezes, não aparecem na rotina de aulas”, ressaltou. Segundo ela, esse tipo de experiência contribui até para o desempenho acadêmico, pois “dá vontade de vir para o colégio quando se sabe que vai poder participar de coisas assim”.
Além do engajamento dos alunos, a participação da comunidade também é um ponto central da gincana. Fran observa que esse envolvimento fortalece os vínculos entre escola e famílias. “Muitas coisas boas acontecem na escola e ficam só aqui dentro. A GIRECC é uma forma de mostrar tudo isso e aproximar os pais, que fazem toda a diferença quando acompanham os filhos”, afirmou. Para ela, a presença das famílias inspira as crianças e jovens: “Eles querem que os pais participem. Quando veem os adultos torcendo e ajudando, se sentem valorizados e motivados”.
Um dos organizadores, Maicon Miorandi Leão, que atuou na parte de som e nas provas, destacou como a gincana ajuda os estudantes a respirarem em meio à rotina de provas e trabalhos. “Não é tão comum ter gincanas nas escolas, e foi muito divertido. Os alunos engajaram com as atividades, principalmente com as bandeiras, que foi uma sugestão minha. Isso trabalha o espírito competitivo e a coletividade”, completa.