A manhã desta segunda-feira, dia 15, foi marcada pelo luto em toda a região com a notícia da páscoa do Padre Jorge Schafaschek, aos 72 anos, vítima de um AVC na Policlínica São Vicente de Paulo, em Francisco Beltrão. Além de ter sido o primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Flor da Serra do Sul, Pe. Jorge deixa um legado de fé, simplicidade e dedicação pastoral que marcou profundamente a vida de fiéis e comunidades por onde passou. A Administração Municipal de Flor da Serra do Sul emitiu nota de pesar, reconhecendo sua importância histórica e espiritual para o município.
“Neste momento de dor, a Administração Municipal se solidariza com os familiares, amigos, fiéis e toda a comunidade católica, desejando que encontrem conforto na fé e na esperança” destaca a prefeitura em sua nota de pesar.
Em memória desse sacerdote que dedicou sua vida ao serviço da Igreja e do povo de Deus, a Diocese de Palmas–Francisco Beltrão divulgou uma carta assinada por Dom Edgar Ertl, bispo diocesano, expressando gratidão, consolo e esperança na ressurreição em Cristo. A seguir, a mensagem dirigida aos fiéis e a todos aqueles que conviveram e foram tocados pelo testemunho de vida do Padre Jorge:
Carta da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão
“A Diocese de Palmas–Francisco Beltrão amanheceu em luto nesta segunda-feira, 15 de setembro, com a páscoa do Pe. Jorge Schafaschek, aos 72 anos. Na memória litúrgica de Nossa Senhora das Dores, o sacerdote concluiu sua caminhada terrestre e agora repousa na vida eterna, celebrando no Céu aquilo que tantas vezes anunciou em sua vida e ministério: a esperança da ressurreição em Cristo.
Nascido em 25 de abril de 1953, em Poço Preto (SC), filho de Wenceslau e Francisca Schafaschek, Pe. Jorge foi ordenado diácono em 15 de novembro de 1981 e presbítero em 5 de fevereiro de 1983, por Dom Onéris Marchiori. Inicialmente pertencente à Ordem dos Frades Menores, chegou à Diocese de Palmas–Francisco Beltrão em 1992, sendo incardinado como padre diocesano em 2004.
Ao longo de mais de três décadas, exerceu inúmeras missões pastorais: foi pároco em diversas comunidades, membro do Conselho de Presbíteros, coordenador da Catequese, coordenador diocesano de Pastoral, reitor, assessor de pastorais e diretor espiritual. Em cada função, viveu com simplicidade e humildade franciscana, marcado pelo amor à catequese, à evangelização e ao serviço ao povo de Deus
Pe. Jorge Schafaschek, nasceu dia 25/04/1953, em Poço Preto/SC, filho de Wenceslau e Francisca Schafaschek, foi Ordenado Diácono em 15/11/1981 e Ordenado Presbítero em 05/02/1983 por Dom Onéris Marchiori.
Quando Frei Jorge Schafaschek chegou na Diocese de Palmas – Francisco Beltrão em 06 de fevereiro de 1992, pertencia à Congregação da Ordem dos Frades Menores e foi nomeado Pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Chopinzinho, de Chopinzinho;
CARTA DO BISPO DIOCESANO SOBRE A PÁSCOA DO PADRE JORGE
Em sua carta à Diocese, Dom Edgar Ertl recordou com emoção a vida e o testemunho do presbítero:
“Pe. Jorge passou pelo mundo fazendo o bem e anunciando Jesus Cristo e o Evangelho como ‘Boa-notícia’. Viveu seu sacerdócio na simplicidade e humildade franciscana. Foi um mestre, sempre aberto ao diálogo, equilibrado, capaz de questionar e ensinar com sabedoria. Sua Igreja Diocesana jamais o esquecerá. Rogamos a Deus que o acolha em Sua glória e o faça participar da felicidade eterna no Reino dos Céus” - Dom Edgar
No coração do povo, permanece a lembrança de um pastor próximo, disponível e incansável no anúncio do Evangelho. Sua vida sacerdotal é sinal da fidelidade de Deus e inspiração para as futuras gerações.”