As aulas de violão promovidas pelo Departamento de Cultura de Palma Sola vêm proporcionando muito mais do que aprendizado musical. Elas têm sido um espaço de desenvolvimento pessoal, superação e integração entre diferentes gerações.
As atividades acontecem no espaço inferior do Centro de Eventos, sempre às segundas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, às quartas-feiras, pela manhã e à tarde, e nas quintas-feiras à noite. Atualmente, cerca de 45 alunos participam, desde iniciantes até aqueles que já possuem alguma experiência.
Segundo a professora Lara Fraga, o aprendizado vai além das notas musicais: “As aulas de violão são muito importantes para a coordenação motora, ajudam a perder a timidez, e ainda incentivam o canto junto ao instrumento. É um espaço de crescimento na música e na vida”, destaca.
Entre os alunos, está Maria Eduarda Pagnoncelli, de 14 anos, que já participa há dois anos da oficina: “Eu comecei com aulas particulares e agora estou na Cultura. O violão é muito importante porque ajuda muito na coordenação motora e na timidez”, conta a jovem.
Outro exemplo é Jaime Francisco Sandri, que aos 60 anos encontrou na música um aliado para enfrentar os desafios da saúde: “Participo das aulas há cerca de um ano e isso me faz muito bem para as doenças que estou enfrentando, como insônia e o câncer pela segunda vez. Agradeço muito à Cultura e à professora Lara, porque o violão me ajuda a esquecer as dificuldades da vida, a ansiedade e a depressão”, conclui o palmassolense Jaime.