Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Mateada reúne alunos apaeanos na praça

A atividade em comemoração ao Dia do Gaúcho, promovida pela Apae Caminho Aberto, de Guarujá do Sul, reuniu música, dança, culinária típica e muito chimarrão e tereré

Ruthe Kezia - Guarujá do Sul
23/09/2025 17h45 - Atualizado há 3 dias
Mateada reúne alunos apaeanos na praça
A mateada é um encontro cultural, em que artistas locais, como gaiteiros, cantores e violeiros, compartilham seus talentos em um ambiente de roda de chimarrão e convivência. (Foto: Divulgação)

A Apae Caminho Aberto, de Guarujá do Sul, realizou na Praça Central, mais uma edição da tradicional mateada em comemoração ao Dia do Gaúcho. O evento que é promovido anualmente, esse ano contou com a parceria com a EEB Elza Mancelos de Moura. Esse é o evento mais esperado pelos alunos apaeanos, que gostam da tradição gauchesca.

A programação reuniu música, dança, culinária típica e claro, muito chimarrão. O encontro cultural contou com artistas locais, como gaiteiros, cantores e violeiros, que compartilharam seus talentos em um ambiente de roda de chimarrão e convivência. Além da bebida símbolo do Rio Grande do Sul, houve também tereré e pratos tradicionais, como pão com linguiça, churrasco e maionese.

De acordo com a secretária administrativa, Isadora Luiza Krewer, a atividade tem um valor especial para os alunos, que aguardam com entusiasmo pela data. Para muitos, o contato com a música gaúcha, a dança e os costumes regionais é uma oportunidade única. Em edições anteriores, a participação de casais trajados com vestimentas típicas e apresentações ligadas ao CTG Aconchego Gaúcho, encantaram os apaeanos e reforçaram ainda mais o caráter cultural do encontro.

Neste ano, novamente alguns alunos participaram usando as vestimentas tradicionais: “Esses momentos representam mais do que uma atividade de lazer. São experiências que marcam a vida deles, trazendo alegria, inclusão e qualidade de vida”, destacou Isadora.

Atualmente, a Apae Caminho Aberto atende 52 alunos matriculados e cerca de 10 crianças e adolescentes encaminhados pelo SUS para atendimentos de fisioterapia, psicologia e outras áreas. No total, aproximadamente 62 alunos participam das atividades da instituição.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sentineladooeste.com.br/.
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90