O município de Anchieta está ganhando novas vias asfaltadas. Um projeto ambicioso da Prefeitura que prevê o asfaltamento de 15 ruas da cidade, sendo que a primeira etapa contempla cinco delas. A obra visa melhorar a mobilidade urbana, valorizar os imóveis e proporcionar mais qualidade de vida à população.
O prefeito Moacir Pedro Piovezani explicou que os projetos estão sendo realizados em etapas e em parcerias com Governo Federal e Estadual com apoio dos parlamentares. “A maior dificuldade encontrada pela Administração está na liberação do repasse dos recursos, devido a Administração anterior não prestar contas dos recursos recebidos, tornando o município negativo com o sistema de transferência (DART). O trabalho da Administração vai além da execução das obras, inicia com o pedido e com a busca dos recursos, cadastro e plano de trabalho, licenciamento e licitação, contratação e execução da obra, pela empresa vencedora do certame, e prestação de contas, finalizando com o pagamento”, destaca.
O investimento nesta primeira etapa ultrapassa os valores de R$ 800 mil, recursos oriundos do governo federal via Ministério das Cidades, complementados posteriormente por emendas estaduais. “O município tem sido parceiro do Governo Federal, do Estado e dos deputados, e através disso, conseguimos contemplar o município com obras. É o que o governo prometeu, buscando tudo que venha ao encontro para nós fazermos da nossa cidade, uma cidade ainda mais bonita”, destacou o prefeito.
Serão executadas várias ações em etapas, iniciando nas ruas 7 de setembro, XV de novembro, Dom José Gomes, Tiradentes e Neri Pagliosa [localizada no bairro Xavantes]. Além dos asfaltos, as ruas: Arlindo Antonio Lazarotto e rua das Flores, serão contempladas com calçamento de pedras irregulares, com investimento do Governo Federal. Um investimento de mais de R$ 800 mil que irá melhorar a mobilidade urbana, com uma proposta de acessibilidade, com construção de calçadas padronizadas pelos proprietários, contribuintes destes locais contemplados com as obras.
O prefeito ressalta que o projeto integra outras ações de infraestrutura do município, incluindo calçamentos e ruas com acessibilidade: “É uma obra que queremos deixar show de bola. A Administração está ligada, não prometeu, mas quer fazer ações para o município se desenvolver e todas as secretarias estão empenhadas para que isso ocorra”, completou.
O morador Benício Afonso Hoffmann, da rua Domingos Dal Ri, que faz divisa com a Avenida Anchieta, comemora a obra: “Moro aqui há 40 anos e hoje ver essa rua sendo asfaltada é muito bom. Além de ficar bonita a cidade, valoriza nossos imóveis também. Quero dar os parabéns ao prefeito. É uma coisa muito boa que está sendo feita”, afirmou.
O asfaltamento é um processo que envolve diversas etapas: desde a busca e liberação dos recursos, passando pelos projetos técnicos, licitação, execução com limpeza, perfilamento e aplicação do asfalto, até a pintura e sinalização final das ruas. Cada fase garante que a obra seja realizada com qualidade e transparência.
A ideia da Administração é que ocorra a liberação de outras ruas ainda neste mês, aproveitando a contratação do Consórcio Conder e sua equipe, para que outras ruas, que serão beneficiadas com o novo asfalto, possam ser entregues à comunidade anchietense. Sendo elas: rua 1º de maio, rua Iguaçú, rua Ernesto Olívio Garlet, rua Laguna, rua Rui Barbosa, Avenida Brasil e travessa Anacleto Prevedello: “Somando as ações, são mais de 15 ruas beneficiadas no primeiro ano da atual gestão”, conclui o prefeito Moacir Piovezani.