Com o objetivo de apresentar novas tecnologias de melhoramento genético para rebanhos leiteiros, a Secretaria de Agricultura de Anchieta promoveu, em parceria com a empresa ST Genetics e a cooperativa Sicredi, uma palestra voltada aos produtores rurais do município. A palestra ministrada pela doutora Julia Fernandes Aires, especialista em zootecnia e técnica da ST Genetics, contou com a presença de cerca de 50 produtores anchietenses.
Segundo o secretário de Agricultura, Leandro Pandolfo, a iniciativa faz parte do compromisso da pasta em levar conhecimento e inovação aos agricultores. Ele conta que a empresa apresentou uma nova tecnologia voltada à melhoria genética dos animais leiteiros. Além de mostrar como o produtor pode aprimorar seu plantel e produzir com mais qualidade, entendendo melhor a genética e o manejo de cada animal.
Durante a palestra, a doutora Julia explicou sobre o exame de genoma, uma ferramenta capaz de identificar o potencial produtivo do animal ainda jovem. O exame analisa o histórico genético dos antecedentes de cada animal, permitindo prever o desempenho do animal nos próximos anos.
“Com essa análise, o produtor pode saber se vale a pena investir ou não em determinada novilha. É um investimento de cerca de R$ 200 por animal, porém a metade do custo é subsidiado pelo Senai. Pode parecer um gasto, mas na verdade é uma economia, porque evita anos de investimento em um animal que não trará o retorno esperado”, explicou Pandolfo.
Outro tema abordado foi o uso do sêmen sexado, tecnologia que aumenta em até 90% a chance de nascimento de fêmeas, o que é estratégico para quem trabalha com produção de leite. De acordo com o secretário, A ST Genetics é atualmente a única empresa brasileira que produz sêmen sexado, fornecendo para outras companhias do setor.
Para Pandolfo, o encontro foi um momento importante de aprendizado e troca de experiências, uma palestra muito proveitosa, onde mostrou os erros comuns no dia a dia, mas apresentou as soluções para os produtores. Ele enfatiza, que o mais importante é trazer um conhecimento que os produtores possam aplicar em suas propriedades e ver os resultados reais.
O secretário destacou ainda, que a parceria com empresas privadas é essencial para fortalecer a agricultura local: “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos produtores, especialmente com o preço do leite em queda. Por isso, buscamos sempre trazer informações e tecnologias que ajudem a reduzir os custos e aumentar a eficiência. Assim o agricultor não desanima, continua no campo, melhora seus resultados e a economia do município é beneficiada”.
De acordo com Pandolfo, o sucesso do evento deve gerar novas ações. A Secretaria já planeja outras palestras com a ST Genetics, voltada ao manejo de bezerras, abordando os cuidados desde os primeiros meses de vida do animal.