Visando capacitar e fortalecer o turismo rural e impulsionar novas experiências no campo, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Anchieta, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SC), realizou duas capacitações neste ano. Os cursos envolveram produtores e empreendedores locais, interessados em desenvolver atividades ligadas ao agroturismo.
O primeiro curso abordou o tema: Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios, enquanto o segundo teve como foco o: Planejamento e Implantação de Negócios. De acordo com o secretário de cultura e turismo, Ernani Grabin, uma terceira etapa está prevista ainda para este ano.
“Nosso principal objetivo é oferecer capacitação e qualificação para que os produtores rurais e empreendedores do agroturismo possam desenvolver o turismo rural em suas propriedades”, destacou.
A ideia de trazer essa formação surgiu da experiência do município com outros cursos realizados via Senar, além de oportunizar o crescimento do turismo rural. O público-alvo foram empreendedores locais, especialmente aqueles que estão iniciando suas atividades ou que têm projetos voltados ao turismo.
Durante a formação, os participantes trabalharam conceitos como associativismo, meio rural e turismo, êxodo rural e identificação de atrativos turísticos existentes e potenciais. As aulas incluíram atividades em grupo, visitas a propriedades locais e planejamento de negócios e metas.
Entre os temas da segunda etapa, estiveram o planejamento do turismo em espaços rurais, tipos de hospedagens, segurança nos empreendimentos e elaboração de planos de ação. “Durante o curso, são apresentadas possibilidades de diversificação de renda, valorização das propriedades e dos produtos locais, além da importância de melhorias na infraestrutura para receber turistas”, afirmou o secretário.
Com grande potencial de aumentar os lucros e fortalecer a economia local, o setor do agroturismo vem crescendo e oferecendo boas oportunidades às famílias agricultoras, em harmonia com a sustentabilidade e boas práticas ambientais.
Atualmente, o município conta com diversos empreendimentos estruturados e em parceria com o Sebrae, está construindo uma rota de agroturismo que será amplamente divulgada após a conclusão. Para o próximo período, já está prevista uma nova capacitação: Acolhida no Meio Rural, que visa aprimorar a experiência do visitante.
“A acolhida vai muito além de um bom atendimento. Ela cria uma conexão emocional e um sentimento de pertencimento, tornando a visita algo genuíno e memorável”, ressaltou Grabin.
Por fim, o secretário destacou o papel da comunidade no fortalecimento do setor: “O turismo rural valoriza as tradições, a história e os costumes locais. Quando a comunidade se envolve, recebendo bem o turista, divulgando os produtos e colaborando na promoção dos atrativos, todos ganham, o visitante, o produtor e o município”, concluiu.