A Secretaria de Assistência Social de Anchieta tem promovido cursos que vão além da capacitação. O objetivo é criar espaços de convivência e acolhimento, principalmente para mulheres e idosos que muitas vezes enfrentam a solidão ou acabam ficando restritos ao ambiente doméstico. São iniciativas que resgatam autoestima, aproximam pessoas e oferecem momentos de descontração.
Somente nesta semana, cerca de 30 participantes estiveram envolvidos em atividades realizadas na Linha São Paulo e no Centro dos Idosos. Entre os cursos oferecidos estão “Mulheres em Campo”, inclusão digital para idosos, confeitaria, pães e biscoitos, além de oficinas de conservas e vegetais, em parceria com o Senar. Todos gratuitos e com apoio da Sala do Empreendedor para incentivar o empreendedorismo e a geração de renda.
De acordo com as organizadoras, o impacto emocional tem sido tão valioso quanto o aprendizado. “Teve participante de quase 70 anos que disse como é bom sair de casa, conversar e se sentir parte de algo. É isso que queremos: que cresçam, evoluam e se sintam valorizadas”, destacou a equipe. Novos cursos, como bordado em fita, pintura e reaproveitamento de alimentos, já estão programados.