A Secretaria de Assistência Social de Anchieta, encerrou o calendário anual dos grupos de idosos com uma série de atividades realizadas, tanto no centro, quanto nas comunidades do interior. As ações foram coordenadas pela coordenadora dos grupos de idosos, Lucena Wolfart, em parceria com a secretária de assistência social, Rosângela Dondoerfer, e a diretora de habitação, Marlete Todescatto.
Ao longo das últimas semanas, cada comunidade organizou seu próprio encerramento, alguns com almoço, outros com encontros de convivência, porém sempre priorizando a integração e o bem-estar dos idosos.
O encerramento oficial do grupo do centro, contou com um almoço para todos os associados, entrega de brindes e um presente simbólico a cada participante, como forma de reconhecimento pela presença e envolvimento ao longo do ano. Além disso, 48 idosos desfrutaram de um dia de lazer no Sítio Fiss, em Pérola do Oeste-PR, onde puderam se divertir na piscina.
Embora parte dos grupos do interior ainda tenham programações individuais a serem realizadas nos próximos dias, Lucena confirmou que o encerramento geral de todos os grupos será realizado no dia 20, na Linha São Roque, reunindo os idosos de todo o município em um evento com almoço, matinê e outras atrações.
Segundo a coordenadora dos idosos, os encontros representam um momento marcante para os participantes: “É um espaço onde todos podem conversar, interagir e compartilhar as experiências vividas durante o ano. A dança e o matinê foram atividades muito valorizadas em 2025”, destaca.
Além das ações de convivência, 2025 contou com a realização de diversos cursos voltados aos idosos, avaliados como extremamente positivos pela equipe. A secretária Rosângela classificou o ano como maravilhoso, destacando o fortalecimento de vínculos e a formação de novas amizades entre os grupos.
Para 2026, a Secretaria projeta ampliar as ações. Os encontros mensais serão mantidos e cada grupo contará com atendimento de fisioterapeuta uma vez por mês, conforme necessidade. Além disso, os cursos também terão continuidade, com novas turmas previstas para fevereiro.
Lucena deixa uma mensagem aos participantes: “Esperamos que 2026 seja um ano repleto de conquistas e novas amizades. Seguiremos trabalhando para oferecer atividades que promovam bem-estar, integração e qualidade de vida aos nossos idosos”, concluiu.