Na última semana ocorreu em Brasília-DF o Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, com acolhida, credenciamento e entrega de materiais, reunindo vereadores, presidentes de Câmaras, assessores e gestores públicos da região. Foram três dias de encontro, com foco em capacitação e integração das casas legislativas brasileiras.
O encontro foi promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), em parceria com a Plenária Assessoria e Gestão de Eventos. O encontro teve como objetivo alertar as câmaras sobre tudo o que pode ser feito, incluindo projetos de leis, ampliar o conhecimento institucional, estimular boas práticas e promover troca de experiências para melhorar a atuação nas Câmaras Municipais.
Especialistas de diversas áreas comandaram as sessões voltadas à atualização da Lei Orgânica e do regimento interno, estratégias de comunicação e marketing para mandatos eficazes, controle externo, responsabilidade política e gestão de emendas impositivas.
Outro ponto relevante do encontro foi o debate sobre o papel do vereador no combate à violência contra a mulher. Sessões práticas abordaram ainda condutas vedadas em ano eleitoral e a importância de uma comunicação clara e eficiente com a comunidade.
O encontro também abriu espaço para que as Câmaras apresentem projetos que deram resultado em seus municípios. A troca de experiências permite que iniciativas bem-sucedidas sejam adaptadas a outras realidades.
Além de participar do encontro, as autoridades aproveitaram para visitar a Câmara dos Deputados e conversar diretamente com parlamentares federais, para apresentar as demandas de seus municípios.