Municípios discutem união para fortalecer turismo regional

Empreendedores e gestores públicos de turismo de Anchieta, Campo Erê, Palma Sola e Romelândia-SC, debateram ações para desenvolver o turismo na região

Por Ana Antonelli

Municípios discutem união para fortalecer turismo regional
Encontro na Câmara de Vereadores de Anchieta, reuniu gestores e empreendedores para iniciar planejamento conjunto e criar identidade turística entre cidades da região. (Divulgação)

Empreendedores e gestores públicos de turismo participaram de um encontro na Câmara de Vereadores de Anchieta para discutir a organização do turismo em nível microrregional. A reunião reuniu representantes dos municípios de Campo Erê, Palma Sola e Romelândia-SC, com foco em transformar potenciais isolados em um projeto conjunto de desenvolvimento.

Segundo o secretário de turismo e cultura de Anchieta, Ernani Grabin, a proposta é estruturar o setor de forma integrada, indo além da simples atração de visitantes. A ideia central é organizar o turismo como estratégia de desenvolvimento regional, com planejamento, profissionalização e valorização dos atrativos locais.

O encontro foi coordenado por Nelson Tresoldi, presidente da IGR Caminhos da Fronteira. Durante a reunião, foi apresentada a pauta do próximo encontro da entidade, marcado para o dia 5, em São José do Cedro, com destaque para a importância da participação dos empreendedores no fortalecimento da governança turística.

Na prática, os participantes apresentaram seus empreendimentos, trocaram experiências e discutiram a necessidade de fortalecer eventos já existentes, além de criar iniciativas alinhadas às características da região. A proposta é manter a identidade de cada município, mas elevar o padrão dos serviços e eventos por meio de planejamento conjunto.

Outro ponto destacado foi a construção de uma identidade turística microrregional, com roteiros integrados que envolvam natureza, gastronomia, cultura e artesanato. A expectativa é aumentar o tempo de permanência dos visitantes e o valor percebido do destino.

Como encaminhamento, será formada uma comissão com representantes dos municípios envolvidos. O grupo ficará responsável por alinhar propostas de calendário, definir roteiros e mapear os potenciais reais de cada cidade. A avaliação dos participantes é clara: menos improviso e mais organização são fundamentais para garantir resultados e crescimento coletivo.

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »