Três décadas de dedicação

Fiscal de tributos Francisco Júnior Garcia de Matos, completou 30 anos de serviço público, acompanhando transformações tecnológicas, administrativas e tributárias em Guarujá do Sul

Por Ana Antonelli

Francisco Júnior Garcia de Matos ingressou na Prefeitura de Guarujá do Sul em 1996 e celebra 30 anos de atuação dedicados ao serviço público e ao desenvolvimento do município. (Foto: Ruthe Kezia)

O fiscal de tributos de Guarujá do Sul, Francisco Júnior Garcia de Mattos, completou 30 anos de serviço público municipal. Ao longo de três décadas, acompanhou mudanças profundas na forma de trabalhar do setor público, desde a época dos formulários preenchidos à máquina de escrever até os sistemas digitais integrados que hoje fazem parte da rotina da prefeitura.

Natural de Dionísio Cerqueira-SC, Júnior trabalhou durante 10 anos na Rodoviária Reunidas de Dionísio Cerqueira, na empresa Reunidas  . Logo após se casou com a professora Claudete Mattos, e fixou residência em Guarujá do Sul, prestou concurso público em 1994 e assumiu o cargo em 1996, ingressando então na Prefeitura Municipal.

Inicialmente atuou como agente de cadastro de tributos e, posteriormente, em 2006, foi aprovado em um novo concurso para fiscal de tributos, função que exerce até hoje.

 

Da máquina de escrever à internet

Ao recordar o início da carreira, ele destaca as dificuldades enfrentadas em uma época em que a tecnologia ainda era bastante limitada. Segundo Júnior, muitas tarefas eram realizadas manualmente e sequer existia internet na prefeitura:

"Eu vivi essa evolução da tecnologia. O trabalho era todo manual e hoje praticamente tudo é integrado e automatizado", afirma.

Uma das histórias que mais gosta de contar aconteceu quando precisou enviar um arquivo para a empresa responsável pelo sistema tributário. Sem internet no município, os dados precisavam ser gravados em disquetes e enviados pelos Correios ou ônibus. A situação mudou quando descobriu que um estabelecimento da cidade possuía acesso à internet, permitindo que o problema fosse resolvido em poucas horas.

Ao longo dos anos, ele testemunhou uma verdadeira revolução tecnológica. Computadores que levavam uma noite inteira para calcular os dados do IPTU, deram lugar a sistemas que executam a mesma tarefa em poucos minutos. Processos que exigiam preenchimento manual, autenticações físicas e conferências demoradas, passaram a ser realizados de forma automatizada.

Apesar dos avanços, Júnior afirma que a tecnologia trouxe novos desafios. Para ele, os sistemas modernos exigem mais informações, integração entre os setores e constante atualização dos profissionais.

Além da evolução tecnológica, a rotina exigiu muito estudo. Vindo da iniciativa privada, precisou mergulhar no universo das leis, decretos e códigos tributários para compreender o funcionamento da Administração Pública. Dedicou tempo para conhecer a cidade, as ruas, comunidades e limites territoriais.

 

Histórias que marcaram a caminhada

Entre as lembranças mais significativas estão os momentos vividos ao lado dos colegas de trabalho.

Uma delas envolve um servidor com quem inicialmente não tinha boa relação, mas que acabou se tornando um grande amigo após a convivência diária. O colega faleceu em um acidente durante as férias, fato que marcou profundamente sua trajetória e que recorda com emoção até hoje.

Ao longo dos 30 anos de atuação na fiscalização tributária do serviço público municipal, vivenciou inúmeras mudanças e desafios. Entretanto, poucos momentos foram tão marcantes quanto o período da pandemia da COVID-19: “Diante de uma realidade até então desconhecida, fomos chamados a nos reinventar e a encontrar novas formas de desempenhar nossas funções sem interromper os serviços essenciais prestados à população”, destacou Júnior.

Ele destaca que foi preciso aprender a trabalhar remotamente, utilizando ferramentas digitais que até então faziam parte de uma realidade distante para muitos. Reuniões virtuais, atendimento aos contribuintes por meios eletrônicos, análise de documentos digitais e a adaptação dos procedimentos de fiscalização, passaram a integrar a rotina. Tudo isso exigiu disposição para aprender, superar dificuldades e manter o mesmo comprometimento com o interesse público.

A pandemia nos mostrou que o serviço público é feito por pessoas que, mesmo diante das adversidades, seguem firmes em sua missão de servir à comunidade. Tenho orgulho de ter participado desse momento histórico, contribuindo para que a Administração Municipal continuasse funcionando e atendendo às necessidades da população. Foi um período de muito aprendizado, que reforçou a importância da adaptação, da responsabilidade e do compromisso com o bem comum”, enfatizou.

Sua trajetória certamente reúne muitas histórias, desafios superados e contribuições importantes para o desenvolvimento de Guarujá do Sul. O período da pandemia, em especial, marcou uma geração de servidores públicos que precisaram se adaptar rapidamente, para continuar atendendo a população com responsabilidade e eficiência.

Além disso, Júnior guarda com carinho as confraternizações, amizades e experiências compartilhadas ao longo dos anos dentro da prefeitura.

 

Nove gestões e muitos desafios

Durante esses 30 anos, ele acompanhou a passagem de nove gestores municipais, diferentes Administrações e inúmeras mudanças nos métodos de trabalho. Para o servidor, cada gestão deixou aprendizados importantes e contribuiu para sua formação profissional. Além da área tributária, participou de comissões de licitação e acompanhou processos ligados à contabilidade e à tesouraria.

Nos últimos anos, participou de importantes migrações de sistemas e da integração de cadastros municipais, mudanças que exigiram meses de trabalho e adaptação.

Recentemente, outra situação despertou reflexões. Após mais de duas décadas trabalhando em prédios diferentes, ele retornou ao antigo espaço da prefeitura onde iniciou sua trajetória em 1996. Ao entrar na sala, lembrou do primeiro dia de trabalho e das transformações que o local passou ao longo dos anos.

 

Olhando para o futuro

Hoje, aos 57 anos, Júnior já projeta a aposentadoria, prevista para daqui a aproximadamente dois anos e oito meses. Formado em Ciências Contábeis e corretor de imóveis, ele avalia continuar atuando nessas áreas após encerrar sua carreira no serviço público.

Antes de encerrar sua trajetória no serviço público, pretende acompanhar de perto um dos mais significativos e desafiadores processos de transformação da administração tributária brasileira nas últimas décadas, a implantação da reforma tributária nacional: “Para quem dedicou mais de 30 anos à fiscalização e à gestão tributária municipal, esse momento representa uma verdadeira mudança de paradigma na forma de arrecadar, fiscalizar e administrar os tributos”, relata.

Segundo ele, a reforma exigirá uma ampla revisão de procedimentos, adequações legislativas e investimentos em tecnologia, além da capacitação permanente dos servidores públicos. Os municípios precisarão se adaptar a novas regras, sistemas de informação e mecanismos de compartilhamento de receitas, demandando planejamento e uma atuação técnica cada vez mais qualificada.

Acompanhando essa transição, ele destaca que a experiência acumulada ao longo de décadas de atuação na área tributári,a pode contribuir para que os municípios enfrentem esse período de mudanças com maior segurança e eficiência. Afinal, mais do que uma alteração na legislação, a reforma tributária representa uma oportunidade de modernização da administração pública, com impactos diretos na arrecadação, na transparência e no desenvolvimento dos municípios brasileiros.

Porém antes disso, pretende seguir acompanhando um dos maiores desafios da área tributária nos últimos anos: a implantação da reforma tributária nacional. Segundo ele, as mudanças exigirão adaptações importantes nos sistemas e procedimentos municipais.

Ao completar três décadas de trabalho na prefeitura, Francisco Júnior Garcia de Mattos soma não apenas anos de trabalho, mas uma história construída junto com o desenvolvimento de Guarujá do Sul, acompanhando de perto as mudanças que transformaram a administração pública ao longo do tempo.

Encerrar essa caminhada justamente no momento em que o país inicia a implementação de uma das maiores reformas do sistema tributário, reforça ainda mais a relevância da experiência acumulada durante todos esses anos.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/