Educação esclarece regras do transporte escolar

Secretária de educação Ana Paula Milan, de Anchieta, detalhou os critérios para utilização do transporte escolar e explicou os desafios para atender os estudantes do município

Por Leticia Diniz

Ana Paula Milan explicou que o transporte escolar é destinado aos alunos que residem a mais de três quilômetros da escola e reforçou a importância da parceria entre município e famílias. (Foto: Ana Antonelli)

A secretária municipal de educação de Anchieta, Ana Paula Milan, esclareceu quem tem direito ao transporte escolar oferecido pelo município e explicou os desafios enfrentados para garantir que todos os estudantes cheguem às escolas dentro do horário de aula.

Segundo ela, atualmente a rede municipal atende 706 alunos, enquanto a rede estadual conta com 384 estudantes, totalizando mais de 1,1 mil alunos no município. Deste total, têm direito ao transporte escolar os estudantes que residem a mais de três quilômetros da unidade de ensino onde estudam.

Ana Paula destacou, que o objetivo da Secretaria é assegurar o acesso à educação para todos os alunos que possuem esse direito, sem comprometer a carga horária mínima exigida por lei:

Nosso compromisso é garantir que nenhum aluno fique sem acesso à escola. O transporte escolar é organizado para atender todos os estudantes que têm direito, mas precisamos fazer esse planejamento de forma que os horários sejam cumpridos e que todos tenham o atendimento adequado”, explicou a secretária

Ela explicou que uma das maiores dificuldades está nos horários do meio-dia, quando os veículos precisam levar os estudantes do período matutino para casa e, ao mesmo tempo, buscar os alunos do período vespertino. Para atender a demanda, foi necessário adequar os horários de início das aulas em algumas unidades escolares, com apoio das equipes diretivas.

A secretária ressaltou que o transporte escolar não possui a obrigação de buscar e deixar os alunos na porta de casa. Conforme explicou, o acesso à educação é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e as famílias, o que pode exigir que alguns estudantes percorram pequenas distâncias até os pontos de embarque.

De acordo com Ana Paula, a Administração Municipal tem encontrado resistência de algumas famílias em relação a essa organização. Ela reforçou que os trajetos são planejados para atender o maior número possível de estudantes, garantindo que todos cheguem às escolas, no horário correto e tenham acesso integral às atividades escolares.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/