28/05/2016 às 08h55min - Atualizada em 28/05/2016 às 08h55min

Linha de São Judas Tadeu

Comunidade fica localizada no interior de Anchieta e faz divisa com Guaraciaba recebeu este nome devido a uma promessa

Conforme relatos do livro Anchieta: História, Memória e Experiência, escritos por Ivete Snigura Fabonatto a comunidade do interior de Anchieta, São Judas Tadeu recebeu esse nome devido a promessa feita pela família de João e Rosa Somera. No dia do padroeiro, 28 de outubro, eles doaram a imagem do santo a comunidade.

A comunidade de São Judas Tadeu faz divisa com Guaraciaba, sendo ela banhada pelo Rio das Antas. Uma curiosidade sobre o local é que antigamente a linha São Judas Tadeu e a vizinha linha Santo Inácio eram uma só e se denominava Garça Branca, pelo local estar sempre cercado de garças que ficavam próximas do Rio das Antas na chegada do inverno.

A primeira estrada que ligava Guaraciaba e Anchieta por onde passaram os colonizadores ficava onde hoje é a comunidade de São Judas Tadeu. Mais tarde foi construída uma ponte ligando os dois municípios. Atualmente a rodovia SC-473 divide as comunidades de São Judas e Santo Inácio, sendo o acesso de Anchieta com Guaraciaba feito também pela BR-163.

Os primeiros moradores da comunidade foram famílias vindas do Rio Grande do Sul e de regiões de Santa Catarina, dentre elas: Charnoski, Arenhart, Debona e Heberle. O local foi colonizado pela década de 50 sendo que algumas famílias chegara ainda no início da década de 60. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »