Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
11/11/2016 às 08h48min - Atualizada em 11/11/2016 às 08h48min

Nova rede solucionou problemas com falta de água

Recentemente a rua Iguaçu recebeu um novo sistema de canalização de água. Nova tubulação é feita na lateral das ruas. Alterações são feitas antes da construção de calçamento

Conforme informações do responsável pela Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) de Anchieta, Oscar Rissotto, as melhorias na rede de abastecimento solucionaram o problema da falta de água que a cidade enfrentava anos atrás. “O que contribuiu também foi que não tivemos maiores períodos de estiagem”, adiciona Oscar. Na semana passada o prefeito, Ari Prestes de Oliveira, acompanhou uma dessas melhorias.

O sistema de canalização de água da rua Iguaçu foi modificado. “Onde será construído um novo calçamento ou asfalto tiramos a canalização do meio da rua e a colocamos numa das laterais da rua”, explica Oscar. Desta forma diminuem as chances da rede estourar, pois os veículos não passaram mais por cima do encanamento. Na via também será construído um novo calçamento, que é particular.

Oscar explica que a avenida Anchieta, do centro da cidade, é uma das únicas que continuará com a rede no meio da rua. “Mas essa rede é considerada nova, pois foi instalada há oito anos tem uma bitola mais grossa que reforça o sistema”, garante o funcionário da Casan.

Da estação de captação da água até chegar na cidade o encanamento percorre 3.730 metros de distância, num sistema de canalização de ferro. São tratados 15 litros de água por segundo, algo que gira em torno de 50 a 60 metros cúbicos de água por hora. A caixa de água para reserva fica próxima do Campo da Associação Aera, e tem capacidade de 240.000 litros. “Estamos tentando buscar mais uma caixa, de pelo menos 30.000 litros”, adianta Oscar.

A melhoria da rede de abastecimento evitou muitos vazamentos de água. “Uma rede nova que fizemos do Centro de Idosos até o Ginásio, cerca de 600 metros, baixou em 1 hora o uso da bomba por dia. E 1 hora de bomba por dia representa quase 50 mil litros de água por dia, que antes eram perdidos”, explica Oscar garantindo que o consumo dos anchietenses não baixou no mesmo período.  

Ainda entre as melhorias do sistema de água estão instalar até o final de ano duas novas bombas de água. O valor do investimento será de cerca de R$ 300 mil. “Também aumentaremos a barragem do rio. Este está em processo de licitação e demorará mais um período”, adianta Oscar informando ainda que também está na expectativa da Casan realizar a troca dos canos de ferro, que trazem a água do rio até o sistema de tratamento. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90