Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
13/09/2018 às 08h18min - Atualizada em 13/09/2018 às 08h18min

Palma Sola tem um novo secretário de Agricultura

Informativo da Prefeitura de Palma Sola

Elber Pereira dos Santos nasceu em Palma Sola em 1998, com apenas 20 anos assumiu em maio de 2018 a pasta da agricultura do Município de Palma Sola. Formado em técnico em agropecuária e cursando o 4° período de Agronomia na UNOESC em São José do Cedro se diz apaixonado pelo seu trabalho. “Iniciei como assessor de agricultura no final de dezembro de 2017, o secretário de Agricultura naquele momento era o Sr. Agenor Munaro que infelizmente adoeceu e precisou se ausentar da secretaria. Foi neste momento que o prefeito juntamente com o apoio dos secretários e da coligação decidiram que eu deveria ficar na linha de frente da secretaria. Pra mim está sendo um grande desafio e uma grande oportunidade para a minha carreira profissional”, enfatiza Elber.

Quais são as metas da secretaria de Agricultura para os próximos dois anos?
Elber: As metas da secretaria sempre serão de conseguir atender todas as demandas dos produtores. Temos por objetivo consolidar bem-estar social com produção agrícola e crescimento econômico. Temos também por objetivos criar programas para aumentar a renda dos produtores, lembrando sempre que somos um órgão fomentador da agricultura e sucessão familiar.

Quais são as principais demandas dos agricultores de Palma Sola?
Elber: Hoje a principal demanda dos produtores são as adequações internas nas propriedades, que são realizadas em grande parte pelo Programa Porteira Para Dentro. Uma importante iniciativa da gestão do prefeito Kiko onde a secretaria de Agricultura em parceria com a secretaria de Infraestrutura e Obras realizam os trabalhos conjuntamente. Uma Lei aprovada pela Câmara de vereadores ainda no primeiro ano de gestão do prefeito Kiko.

Secretário o Conselho da Agricultura está ativo no município de Palma Sola?
Elber: Bom, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), não está ativo, a Lei de criação do conselho é muito antiga, foi criada no ano de 1991, por esse motivo estamos junto com a administração formulando uma nova Lei, nesse ano de 2018 foi realizado uma reunião para se conversar sobre a regularização do CMDR. Onde foi elegida a nova comissão, onde fazem parte 5 pessoas, sendo elas agricultores e representantes de entidades. Nesta eleição ficou como presidente do conselho o agricultor Jonas Batista Horn. Para a completa formação do conselho precisamos nomear um representante por comunidade, pois as decisões passaram a serem tomadas pela secretaria de Agricultura e o CMDR.

Atualmente quais são os programas de incentivo aos produtores desenvolvidos pela secretaria de Agricultura?
Elber: Alguns dos programas de incentivo aos produtores são: Programa Porteira Para Dentro, onde os produtores que possuem bloco e movimentam mais de R$ 10 mil anualmente tem direito a 3 horas de máquina para estruturação da propriedade. Programa de pastagem de inverno, onde o critério usado para a entrega também é o movimento econômico. Programa de melhoramento genético, onde a secretaria incentiva os produtores fornecendo sêmen, nitrogênio, luvas e bainhas sem custo algum. A secretaria também possui um programa de bônus, onde os produtores são beneficiados com um valor anualmente, para participar precisa apenas entregar uma nota de compra de insumos dentro do município. Lembrando ainda que a secretaria de agricultura tem uma parceria com o SEBRAE, onde recebe mensalmente a assistência de dois técnicos especializados nas áreas de apicultura e na área de produção de uvas. A secretaria de agricultura ainda tem parceria com o laboratório de análises de solo, onde são mandadas amostras semanalmente o que minimiza o investimento final dos produtores, a exemplo da entrega de alevinos por preços muito menores também realizada pela secretaria de Agricultura. Além disso alguns programas que ficam sob responsabilidade do Meio Ambiente e Defesa Civil, que tem como responsável Douglas Fernando Ribeiro, sendo eles: programa de coleta de resíduos sólidos da zona rural, programa de regularização fundiária, recuperação de áreas de mananciais, programa de readequação das árvores do perímetro urbano, mapeamento das áreas de risco. Para entender mais sobre os programas, a secretaria de Agricultura está sempre de portas abertas.
De acordo com o secretário os desafios na secretaria são muitos, mas acredita que com muita determinação e força de vontade irá contribuir de forma expressiva com a equipe da pasta para melhorias no setor agrícola de Palma Sola. “Agradeço muito a confiança de todos que me apoiaram principalmente o prefeito Cleomar Mantelli. É difícil você dar um voto de confiança para quem está começando, então estou agarrando essa chance com todas as minhas forças e quero fazer um belo trabalho pelo município em que nasci. Eu estou a serviço dos agricultores, estou aqui para representa-los, então caso tenham qualquer problema, demanda ou sugestões vamos conversar e junto com toda a equipe administrativa vamos buscar resolve-los”, finaliza o secretário Elber Pereira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90